Se você é proprietário de uma loja, ou de qualquer outro negócio no comércio varejista, com certeza já deve ter ouvido falar dos 4 Ps do marketing. Isso porque, independente do seu segmento de atuação, esse conceito é tido como essencial para a saúde de qualquer empresa. Principalmente para os estabelecimentos que almejam a expansão.
Ao longo desse artigo você descobrirá quais são os 4 Ps do marketing, como aplica-los de forma estratégica na sua loja e a sua importância para gerar valor ao seu negócio. Além disso, através de algumas dicas práticas, poderá colocar em prática sem dificuldades.
Boa leitura!
O que são os 4 Ps do marketing?
Partindo da premissa que o marketing envolve diferentes vertentes, os 4 Ps do marketing, também conhecidos como mix de marketing, se configuram como os pilares básicos para o sucesso de qualquer estratégia que envolva produto, preço, praça e promoção.
- Produto: o que a empresa vende.
- Preço: quanto será cobrado do cliente.
- Praça: onde você oferecerá seu produto.
- Promoção: como você vai promover esse produto.
Dessa forma, podemos dizer que esse conceito atua como uma base estratégica para que a empresa e os seus gestores tomem melhores decisões quando o assunto é marketing.
Por isso, os 4 Ps envolvem muito mais do que se imagina, englobando também outros fatores, como a produção, logística e finanças, por exemplo.
1º dos 4 Ps: PRODUTO
Antes de tudo, você deve aprender que o produto, o primeiro dos 4 Ps do marketing, é aquilo que a empresa oferta, tanto para o mercado quanto para o consumidor. Além disso, ele independe de ser físico ou não.
Dessa forma, ter um produto bem definido pode-se dizer que é a etapa mais importante de uma boa estratégia de marketing. Afinal, só através dessa definição que será possível planejar os próximos passos que gerarão valor e impacto.
De forma resumida, essa definição cumpre o objetivo de deixar o planejamento claro e efetivo. Desde a empresa na hora de estruturar o plano de marketing até o consumidor na hora da tomada de decisão para compra.
Portanto, se você ainda precisa definir o seu produto, se atente a algumas perguntas que deverão ser respondidas para facilitar essa visualização:
- Que desejo ou necessidade do cliente seu produto atende?
- Qual o motivo de determinado público precisar ter seu produto?
- Quais funções ou diferenciais do seu produto precisa ter para ser atrativo?
- Como é o processo de produção do seu produto?
- Como é o design do seu produto?
- O seu produto tem um ciclo de vida?
Pode parecer algo simples, mas pensar no seu produto é uma etapa essencial. Afinal, nos pontos de venda ele será o cartão de visitas da sua loja e deve ser planejado nos mínimos detalhes.
2º dos 4 Ps: PREÇO
Produto definido? É hora de estabelecer o preço. Basicamente, ele significa o valor de venda do seu produto.
Esse pilar é muito importante para o sucesso da sua loja. Afinal, a sobrevivência e o lucro do seu negócio estão diretamente ligados a esse favor.
Além disso, é o preço auxiliar a determinar a direção da empresa, pois é a partir da obtenção de capital que você irá pagar todos os custos de produção do produto, aprimorar processos, obter lucros e investir em inovação.
Dessa forma, a ideia é chegar a um preço que não proporcione uma baixa margem de lucro e nem que inviabilize a sua loja ou assuste os clientes, isso acaba afetando as vendas.
Por isso, avalie os seguintes pontos para chegar a um preço:
- Formas de pagamento;
- Custos do processo de produção;
- Possíveis valores especiais para clientes fiéis;
- De qual forma o cliente enxerga o seu produto.
DICA: o preço influencia diretamente a percepção que o público tem em relação à sua loja.
3º dos 4 Ps: PRAÇA
A praça é, com certeza, o carro-chefe de toda estratégia de expansão que utiliza os 4 Ps do marketing. Afinal, ele faz referência ao local onde você venderá seus produtos, o seu PDV – ponto de venda.
Dessa forma, nessa etapa é preciso, por exemplo, definir se sua venda será em um local físico, se irá apostar apenas em lojas virtuais ou se as vendas serão efetuadas em ambos os ambientes.
Além disso, saiba que alguns aspectos ajudam a definir a sua praça, como:
- Onde seu cliente está;
- Quais locais os potenciais clientes costumam procurar pelo seu produto;
- Quem são seus concorrentes diretos no mercado.
4º dos 4 Ps: PROMOÇÃO
Há quem diga que a alma do marketing é a promoção. Afinal, é ela que fecha os 4 Ps do marketing divulgando o produto que foi definido anteriormente.
É nessa etapa que se concentram dúvidas como: qual a maneira mais eficaz de divulgar a minha loja e o meu produto? Invisto nas redes sociais ou nas mídias tradicionais? Panfletos ainda dão retorno?
Por isso, na hora de criar a sua estratégia de promoção, você pode utilizar ferramentas de geomarketing para responder todas essas questões. Ou seja, poderá compreender qual é o seu público e onde ele está concentrado para então definir o planejamento de marketing promocional.
Dica: analise o cenário de vendas, crie programas de fidelização, ou aposte em promoções relâmpago/limitadas.
Como aplicar o mix de marketing na sua loja?
Aplicar os 4 Ps do marketing na sua loja é mais simples do que se imagina. Basta fazer um planejamento de marketing estratégico.
A partir desse planejamento, você poderá analisar todos os pontos mencionados de forma estratégica. Assim, será possível ter em mãos um documento que contém a previsibilidade do seu negócio quando o assunto é venda.
Dessa forma, listamos abaixo as principais etapas que você deverá incluir no seu planejamento:
- Defina seu público-alvo;
- Identifique sua estratégia competitiva;
- Defina o posicionamento da sua loja no mercado;
- Crie as estratégicas do mix de marketing;
- Invista nas pesquisas e análises de mercado.
Agora que você já sabe quais são os 4 Ps de marketing e como usa-los para alavancar as vendas da sua loja, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar a gestão do seu negócio. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para a sua empresa.