Se planejar para as vendas de natal faz toda a diferença em qualquer negócio, especialmente no varejo tradicional.
Impulsionado pelo tradicional amigo secreto e pelo 13º salário, o período é o mais movimentado do comércio brasileiro, além de ser a data mais importante para as vendas anuais.
Mesmo com as dificuldades proporcionadas pela pandemia ocasionada pela COVID-19, pesquisa realizada pela Teads em parceria com a Netquest mostra que 82% dos entrevistados pretendem presentear alguém no final deste ano.
Desse modo, estar preparado para atender a demanda será essencial para destacar sua empresa, vender mais e fidelizar clientes.
Pensando nisso, a STi3 Sistemas preparou este artigo para te ajudar a planejar as vendas de natal e aumentar o faturamento da empresa.
Qual o melhor momento para se preparar para as vendas de natal?
Quanto antes a empresa começar a se preparar para as vendas desse período, melhor.
Afinal, além de você, outros lojistas estarão buscando pelos mesmos produtos ou serviços para oferecer aos clientes. E aquele que chegar por último não terá tanta opção.
Portanto, planejar as vendas de natal com antecedência ajuda a:
- Garantir os melhores produtos junto aos fornecedores;
- Pensar o estoque de forma inteligente;
- Trabalhar a logística de entrega;
- Viabilizar novas formas de pagamento;
- Pensar todas as ações do período
7 dicas para conseguir se planejar para as vendas de natal
Essa é a melhor época do ano para o varejo, mas é preciso saber planejar bem as vendas e, assim, não correr o risco de só ter prejuízo.
A falta de planejamento e de uma equipe preparada pode influenciar o atendimento e, consequentemente, a insatisfação do cliente.
Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a planejar as vendas de fim de ano.
1. Prepare seu estoque para as vendas de natal
Uma das coisas mais importantes na hora de planejar as vendas sazonais é o estoque, já que ele é capaz de impactar diretamente no fluxo de caixa e na quantidade de vendas.
Por isso, a capacidade de produtos do seu negócio precisa ser suficiente para atender as demandas do período.
Por outro lado, ele não pode ser exagerado, pois há o risco de produtos ficarem encalhados.
Sendo assim, busque informações no seu próprio negócio para compreender quais os materiais que realmente terão maior saída durante essa época do ano.
2. Contrate funcionários temporários
Como o Natal é a melhor época do ano para o comércio, logo é também a mais corrida e tumultuada.
Além do movimento no comércio triplicar, o cliente precisa ser bem atendido.
Por isso, para garantir boas vendas e a satisfação do cliente, é essencial contratar funcionários temporários e treiná-los.
Afinal, não basta só atender o cliente bem, é preciso ainda oferecer a melhor solução para seus problemas e estar à disposição para oferecer as melhores alternativas.
3. Amplie o horário de funcionamento
Além da quantidade de confraternizações que acontecem nessa época, muitos trabalhadores ainda precisam finalizar projetos antes do recesso de fim de ano.
Por isso, ampliar o horário de funcionamento é considerado um item obrigatório de qualquer comerciante nesta época.
Desse modo, busque encontrar um equilíbrio para estar à disposição do consumidor no período que faça mais sentido para ele.
4. Marketing digital estratégico
Esse é um bom momento de investir em ações de marketing estratégico para atrair novos clientes.
Uma forma de fazer isso é criando páginas específicas (Land Pages) de Natal para captar emails de possíveis compradores (Leads) ou informações complementares para o cadastro de clientes.
O que pode funcionar na prática, é oferecer frete grátis ou desconto em troca da informação.
Outras ações que podem ser utilizadas para aumentar as vendas desse período são:
- Investir na identidade visual de Natal, tanto no site como na loja física;
- Realizar promoções ou sorteios;
- Destacar as ofertas com banners;
- Postar vídeos que sensibilize nas redes sociais da empresa;
- Crie conteúdo com sugestão de presentes;
- Invista em mídia paga;
- Entre outros.
5. Estenda o prazo para trocas
Seja um presente de amigo secreto ou lembrança da família, considerar estender o prazo de trocas durante as vendas de natal pode fazer bastante sentido.
Além disso, essa também pode ser uma boa oportunidade para a sua empresa fazer novas vendas e fidelizar o cliente.
Uma alternativa é aumentar o prazo de trocas para até a primeira quinzena ou o final de janeiro, para garantir que todas as pessoas conseguirão ser atendidas sem aglomeração.
6. Logística de entrega
Não deixe de pensar na logística de entrega, principalmente se sua loja for online.
Caso tenha loja física, você pode sugerir que o cliente que fizer a compra no site busque o produto no local.
Já em casos de lojas online, procure outras empresas para fazer as entregas além dos Correios.
Por conta da alta demanda, a empresa não consegue entregar tudo a tempo e isso pode prejudicar o seu negócio.
Ao fazer uma compra nessa época do ano, o cliente espera receber o produto antes do dia 25 de dezembro, ainda mais se for presente.
7. Pós Venda
Uma equipe de pós venda é importante em qualquer empresa e em qualquer período. Mas no fim de ano, isso é essencial.
Afinal, o volume de vendas é alto e problemas relacionados a pagamentos ou a entregas podem ser bem mais comuns do que em outras épocas.
Portanto, se a sua empresa não tem um departamento para cuidar do pós venda, separe ao menos 2 funcionários para resolver os problemas dos clientes rapidamente.
Esse atendimento garante a satisfação dos clientes.
Vale a pena planejar sua loja para as vendas de natal?
Sim, vale a pena se planejar de maneira estratégica para as vendas de natal.
Esse é o melhor momento do ano para o comércio. Por isso, pode ser uma ótima oportunidade para recuperar a lucratividade e as vendas perdidas durante a pandemia.
Dessa forma, estar preparado e ter boas estratégias pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
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