Vender no dia das mães é uma das principais tarefas do comerciante. Afinal, essa data tem um peso extremamente significativo para o mercado de varejo nacional.
Após o natal, esse é o segundo momento de maior conversão do comércio no Brasil, principalmente no ambiente físico.
Se, por um lado, isso é bom, já que aquece o mercado e presenteia milhares de mulheres anualmente pelo papel que as mães representam, para alguns lojistas esse momento também pode ser encarado como um verdadeiro desafio.
Afinal, preparar a loja para o dia das mães requer muito planejamento, cálculo e claro, um pouco de criatividade.
Quer aprender a como vender nos dias das mães e aproveitar essa oportunidade de mercado? Continue lendo este conteúdo que preparamos para você até o final!
Por que vender no dia das mães é tão importante para lojas de varejo?
Como já dissemos, essa é a segunda data mais importante para o comércio. Portanto, boa parte do lucro dos empreendedores varejistas pode sair desse mês.
Estar preparado para todos os pedidos é fundamental para conquistar fãs que podem ser permanentes do seu negócio.
De acordo com o veículo E-commerce Brasil o crescimento das vendas de 2020 nesta data foi de 117%, confirmando a importância deste momento para o comércio.
Por isso, vale a pena investir em planejamento, estoque, decoração e tudo que for deixar sua loja mais atrativa para vender no Dia das Mães!
7 dicas para preparar sua loja e vender no Dia das Mães de forma inteligente
Se essa é a oportunidade de aumentar as vendas na sua loja, é necessário estar atento a algumas dicas para preparar o ambiente para buscar uma performance ainda mais específica.
Pensando nisso, separamos 07 dicas para te ajudar a conseguir lidar melhor com essa data e aproveitar o seu potencial da melhor maneira possível.
1. Tenha uma vitrine atrativa
Ter uma vitrine atrativa certamente vai fazer toda a diferença nas suas vendas! Afinal, essa é uma excelente forma de causar impacto no cliente, já que é o primeiro contato com a sua empresa no universo externo.
Invista em detalhes que fazem a diferença, produtos que as mães possam estar buscando no momento
E essa vitrine pode ser tanto a física, da sua loja, quanto em sua loja virtual. Produzir conteúdos valorizando as datas comemorativas e banners dentro do seu e-commerce trazem a temática principal para se destacar.
Invista em decoração, jogo de luzes e boas fotos dos seus produtos e invista no melhor do seu negócio.
2. Faça um bom planejamento de estoque
Um planejamento de estoque é fundamental para fazer uma ação promocional e investir na venda de produtos que tragam maior retorno financeiro.
Além disso, é possível trabalhar de maneira mais personalizada os presentes das mães dos seus consumidores.
Para conseguir se planejar de maneira adequada, é preciso ficar atento às métricas de vendas do ano anterior. Esse tipo de informação é um grande termômetro para se preparar para as vendas atuais.
Agora, se esse é o seu primeiro ano como empreendedor, uma dica é investir em produtos que possam ser usados tanto no Dia das Mães, quanto em outros momentos do ano.
Assim, você conseguirá ir montando uma percepção das necessidades do seu público, sem comprometer o estoque e passar a ter um novo parâmetro para os próximos anos.
3. Faça uma decoração temática em todo ambiente para vender no Dia das Mães
Além da vitrine, trazer uma temática divertida e que remeta à data comemorativa pode fazer toda a diferença. Afinal, vender no dia das mães vai além de produtos e preços atrativos.
Pensar em uma experiência personalizada e diferenciada fideliza o cliente e faz com que ele passe a lembrar da sua marca de maneira muito mais rápida.
Aqui, você pode investir em flores ou outros detalhes que são importantes para o público alvo, como fotos de família, por exemplo. O importante aqui é investir na criatividade.
4. Monte Kits de Produtos
Os kits de produtos costumam ser mais atrativos para os filhos e familiares próximos que querem presentear as mães.
O custo-benefício costuma ser mais competitivo e, além disso, você presenteia a mãe com uma variedade maior de produtos.
Esse é um tipo de presente super interessante de vender no Dia das Mães e que, certamente, vai agradar os seus clientes bem mais!
5. Estenda o prazo de troca
Algumas atitudes são muito importantes para fidelizar seus clientes e gerar uma boa impressão para aqueles que ainda não conhecem a loja.
Assim como no Natal, estender o prazo de troca para vender no Dia das Mães é uma ótima atitude, especialmente em tempos de pandemia e restrições mais severas.
Por exemplo: Se você costuma trabalhar com o período de sete dias, considere estendê-lo para 15 ou 30 dias. Isso certamente fará a diferença para quem tiver em dúvidas de comprar um produto em seu estabelecimento.
6. Vale-presente para vender no Dia das Mães
É muito comum filhos não saberem o que comprar para suas mães, mas isso não é desculpa para chegar com as mãos abanando!
Mesmo sendo pouco usual para a data, os vale-presentes são uma boa alternativa para pessoas indecisas e que preferem deixar as mães à vontade para escolherem o que verdadeiramente precisam.
7. Prepare sua equipe de vendas
Ter uma equipe de vendas capacitada é importante para o ano inteiro, mas é fato que nos momentos de mais movimento, pode ser necessário passar orientações diferentes e mais completas.
Afinal, com um grande potencial de gerar mais vendas, uma equipe preparada para atender bem pais, filhos e filhas pode fazer toda a diferença nos seus ganhos!
Para isso, é importante ficar atento à algumas dicas, como:
- Desenvolva uma abordagem de venda envolvente, que emocione e incentive a compra;
- Ajude a equipe a entrar no clima. Você pode oferecer descontos para seus funcionários, por exemplo;
- Analise as vendas dos anos anteriores e observe as vendas atuais. Se você acha que seus funcionários não darão conta, contrate mais pessoas temporariamente;
- Oriente seu time que dê um atendimento personalizado. Isso gera um grande diferencial para sua empresa!
E para vender no Dia das Mães em lojas virtuais?
As etapas para vender no Dia das Mães quase não sofrem alteração para as lojas físicas e virtuais.
A diferença mais pontual, como já comentamos, é na vitrine de cada tipo de empreendimento. Nas lojas virtuais, ao invés da decoração física, vale a pena investir no design do negócio, desde as redes sociais, aos banners da plataforma digital.
Se sua loja física possui, também, loja virtual, o ideal é unir as decorações e fazer uma comunicação visual unificada. Isso é super caprichoso e certamente vai chamar atenção dos seus clientes!
Vale a pena otimizar o seu negócio para vender no Dia das Mães?
Para um bom empreendedor varejista, é impossível não dar atenção para a segunda data mais importante do comércio, não é?
Por isso, sua loja merece todo investimento em otimização e gestão para vender no Dia das Mães.
E é claro que, com o crescimento do seu negócio e a fidelização de mais clientes, essa gestão pode durar o ano todo.
Para isso, você pode contar com a STi3 Sistemas! Automatizamos suas operações e integramos todos os departamentos do seu negócio, para que sua gestão fique muito mais fácil.
Não deixe de entrar em contato com a nossa central de atendimento para ter resultados ainda mais significativos em seu negócio.