Aprender a como calcular desconto é fundamental para o seu negócio, especialmente para evitar prejuízos e conquistar clientes.
Afinal, esse recurso também pode ser utilizado como estratégia para atrair mais público, com promoções atrativas e novidades que promovam as vendas.
Nesse caso, oferecer descontos pode funcionar como um gatilho interessante, desde que seja realizado corretamente.
Por esse motivo, é necessário aprender como calcular desconto sem comprometer seus resultados, alcançando as metas traçadas para o seu negócio.
Qual a importância de saber como calcular desconto de forma adequada?
Aprender como calcular o desconto corretamente é importante para evitar que a empresa perca seu lucro na oferta de um preço mais acessível ao consumidor. Com isso, pode começar a ficar no prejuízo.
No entanto, se a precificação do produto estiver adequada, é possível reduzir o preço de modo a conquistar os clientes, sem correr riscos de perdas financeiras.
Além disso, a concessão de descontos permite uma vantagem competitiva relevante para as empresas, principalmente no segmento varejista.
Para os clientes, o desconto é um bom atrativo para finalizar a venda. E isso permite fidelizá-los mais facilmente, uma vez que existe o entendimento de que o negócio possui condições diferenciadas.
Afinal, como calcular desconto nas suas vendas de varejo?
Não existem mistérios em como calcular o desconto corretamente. Para te ajudar, separamos um método prático e simplificado:
Calculando o desconto por porcentagem
Para aprender como calcular desconto de forma simples, você pode aplicar a seguinte fórmula:
Desconto = valor do produto x (percentual de desconto / 100)
Por exemplo, o produto tem um custo para venda de R$50, e o desconto aplicado será de 12%. Dessa forma, o valor de desconto será de R$6, e o produto custará R$44.
Desta maneira, seu fluxo de caixa conseguirá se manter equilibrado, mesmo que a margem de lucro esteja menor que em outros meses.
Calculando o lucro da venda
Esse cálculo é essencial para garantir que o desconto aplicado não causará um prejuízo no futuro, já que ele pode ser superior ao valor obtido de lucro com a venda.
Para evitar que isso aconteça, veja como obter o preço corretamente com a seguinte fórmula:
Lucro de venda bruto = custo unitário do produto – custo fixo
Dessa forma, utilizando o mesmo exemplo acima, o produto tem um custo fixo de 10%, com um custo unitário de R$30. Logo, o valor de lucro de venda será de R$23.
Por fim, o desconto aplicado não pode ser maior que o lucro obtido com o produto, para que seu negócio não fique em prejuízo e as vendas não compensem o valor investido.
Qual a melhor forma de aplicar desconto? Por volume ou porcentagem?
A forma mais popular de aplicação de desconto no comércio é por meio da porcentagem. No entanto, a aplicação por volume também é uma aposta interessante.
Em ambas, é necessário entender qual das metodologias funciona melhor para o seu tipo de negócio e principalmente para o seu público, já que ele será o maior interessado no produto.
Assim, procure testar as duas formas e veja qual se adapta melhor ao seu conceito e sua demanda.