Sabe aquela meta clichê onde todos os negócios trabalham para manter as vendas em alta? Além disso ter um nome, existe uma estratégia essencial, usada especialmente pelo comércio e varejo. A sazonalidade de vendas pode ser conhecida como um truque do mercado, mas pode ser a aliada perfeita para aumentar o lucro da sua empresa.
No decorrer desse artigo você entenderá como explorar as vendas sazonais para alavancar a rentabilidade do seu negócio com dicas eficientes.
Boa leitura!
O que é a sazonalidade de vendas?
Assim como o nome sugere, a sazonalidade de vendas é algo estacional. Ou seja, refere-se a um período do ano, como uma estação. Isso porque as vendas também sentem a sazonalidade do mercado e de produtos, independente do setor empresarial.
Mas, o que de fato isso significa? Significa que existem períodos específicos no ano que as vendas vão oscilar, principalmente, porque a demanda também varia.
A sazonalidade de vendas, por exemplo, indica que o produto tem uma saída muito mais recorrente em um determinado período do ano. Uma boa referência são os uniformes e materiais escolares, que são produtos sazonais e, naturalmente, possuem uma demanda sazonal definida.
Com a sazonalidade de vendas acontecendo na prática, algumas empresas preferem diversificar seus produtos, atendendo de forma atemporal e a um público maior. Porém, quem trabalha com um nicho específico não sai no prejuízo. Isso porque existem estratégias para lucrar com a sazonalidade de vendas.
Conheça os tipos de sazonalidade de vendas
Assim como as estações, a sazonalidade de vendas estabelece alguns padrões de comportamento que se repetem de tempos em tempos. Dessa forma, existem dois principais tipos de sazonalidade no mercado, como:
- Alimentícia: muito forte na agricultura, já que nem todas as culturas podem ser cultivadas em qualquer época do ano. Nesse caso, os fatores que mais influenciam na oferta de alimentos são as estações do ano e as condições climáticas.
- Comemorativa: as datas comemorativas influenciam na demanda e, principalmente, na venda de diversos produtos. Datas afetivas como Natal e nos dias de Mães e Pais, sempre crescem a venda de presentes. Agora, os períodos de férias escolares e feriados prolongados influenciam positivamente o setor de turismo, por exemplo.
O impacto da sazonalidade de vendas na sua empresa
Infelizmente, nenhuma empresa está imune de sofrer com o efeito da sazonalidade de vendas. Ou seja, por mais constante e previsível que as operações estejam, ainda há um risco.
Para alguns setores do mercado a oscilação é óbvia, como as papelarias, por exemplo. E, nesse caso, é preciso de um bom planejamento estratégico e análise de mercado para manter o interesse nos produtos e as vendas constantes.
Na prática, a sazonalidade de vendas afeta diretamente os lucros da empresa – seja de forma positiva ou negativa. Por isso, é fundamental conhecer o calendário e saber identificar os momentos onde pode haver alta ou baixa das vendas. Afinal, por meio da sazonalidade a empresa também pode aproveitar oportunidades para lucrar ainda mais, ou então reduzir a demanda, para não sair no prejuízo, por exemplo.
Dicas essenciais para preparar a sua empresa para a sazonalidade de vendas
As vendas sazonais devem ser exploradas por todos os empreendedores. Afinal, elas são ótimas estratégias para aumentar o faturamento e os lucros do negócio. Para isso, vamos te ajudar a aproveitar melhor essas situações.
Abaixo listamos algumas dicas para preparar a sua empresa para a sazonalidade de vendas. Confira!
1. Saiba quais são as melhores e piores épocas para as vendas
Já ouviu falar que conhecimento é poder? Pois então, para que você aproveite o melhor dos períodos de maior venda, e sofra o menos possível em períodos de baixa, é preciso que você saiba tudo sobre essas duas épocas. Desde o comportamento do cliente até as correções que podem ser feitas em diversas áreas, aproveitando as oscilações do mercado para vender bem e utilizando todos os pontos de contato da sua empresa.
2. Adeque a sua estratégia de acordo com a sazonalidade
Um dos maiores medos de quem trabalha com vendas sazonais é de equilibrar o preço durante o ano.
Na prática, não importa se você vende roupas de inverno com um super desconto durante o verão, por exemplo, quem tem a necessidade de compra vai aproveitar o preço. E sabe o que é melhor? Na maioria das vezes, quem compra um produto fora da sazonalidade e em promoção não possui o mesmo perfil e comportamento daqueles que vão comprar com o preço cheio no inverno. #ficadica
3. Aposte no marketing de fidelização para ficar tranquilo
Para não sofrer com a sazonalidade de vendas é preciso ter uma carteira de clientes fiéis, que comprem sempre no seu negócio.
Partindo da premissa que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual, é melhor investir em marketing de relacionamento com aqueles que já são clientes, estimulando a compra durante o ano todo.
- Crie um clube de fidelidade ou cartão fidelidade;
- Fala promoções exclusivas para clientes ativos;
- Desenvolva uma campanha de indicação, estimulando seus clientes a atraírem novas pessoas para o seu negócio e obterem benefícios.
4. Planeje todas as datas comemorativas
Os altos e baixos da sazonalidade de vendas não precisam pegar a sua empresa de surpresa. Aproveite que ainda estamos no início do ano e já faça os planejamentos semanais, mensais e, claro, o anual. Assim, você terá um roteiro seguro de quanto precisa vender em cada período e de como reagir às oscilações previstas.
Dessa forma, selecione todas as datas comemorativas que podem ser trabalhadas para vendas na sua empresa. As principais neste ano são:
- 09 de abril: Páscoa
- 14 de maio: Dia das mães
- 12 de junho: Dia dos namorados
- 13 de agosto: Dia dos pais
- 15 de setembro: Dia do Cliente
- 12 de outubro: Dia das crianças
- 25 de dezembro: Natal
Agora que você já sabe tudo sobre sazonalidade de vendas, é hora agregar a gestão do seu negócio de forma integrada e com uma solução personalizada. Acesse nosso site e confira qual dos nossos produtos atende melhor as necessidades da sua empresa.