As pessoas estão utilizando plataformas online para pedir comida de maneira cada vez mais frequente, e trabalhar com aplicativos para restaurante se torna fundamental para o crescimento do negócio.
A praticidade de fazer um pedido, a facilidade de pagamento e, principalmente, a variedade de restaurantes é um dos atrativos para os usuários que usam esses recursos.
Por outro lado, as vantagens para os restaurantes são inúmeras, e vão desde a gerenciar o serviço de entrega até melhorar o marketing da empresa.
Portanto, preparamos esse artigo para mostrar para você a importância de usar aplicativos para restaurante em seu negócio.
Por que usar aplicativos para restaurante no seu negócio?
Usar aplicativos para restaurante é essencial para gerenciar as vendas online, já que eles agilizam o atendimento ao cliente, que não precisa esperar minutos para ser atendido.
Além disso, unem em um só lugar diversos canais de pedido (telefone, Whatsapp, Facebook, Site).
Ademais, é uma ótima forma de:
- Gerenciar o estoque;
- Autoatendimento;
- Controlar o fluxo de caixa;
- Oferecer mais formas de pagamento;
- Entre outros.
Como os aplicativos para restaurante podem influenciar no crescimento do seu negócio?
No país, as vendas por delivery cresceram quase 100% entre janeiro e maio deste ano comparado com o mesmo período em 2019.
Ou seja, podemos dizer que milhares de pessoas usam esses aplicativos diariamente.
Portanto, além da visibilidade oferecida pelos aplicativos, essa é uma forma do seu restaurante estar presente em várias localidades uma vez que ele é exibido nas consultas de toda a região conforme a sua localização.
Mesmo que a pessoa não peça uma refeição naquele momento, ela poderá visualizar o cardápio e até favoritar o restaurante.
Quais os melhores aplicativos para começar a vender online?
Há uma infinidade de aplicativos para restaurante disponíveis no mercado para que você consiga começar a trabalhar.
A maioria deles trabalham com a gestão e entrega de comida online, mas existem também os destinados a reserva de mesas em espaços físicos.
Dessa forma, os melhores são:
- iFood;
- Uber Eats;
- Rappi;
- AiqFome;
- The Fork.
1. iFood
O iFood é o aplicativo de delivery de comida mais famoso do Brasil. Em 2020, o aplicativo passou a registrar 39 milhões de pedidos todos os meses. Além disso, possui mais de 200 mil restaurantes parceiros em todo o país.
Para cadastrar o restaurante é necessário ter:
- CNPJ e CNAE no ramo alimentício;
- Conta bancária vinculada ao CNPJ ou ao responsável legal (no caso MEI);
- Computador ou celular com Internet.
Com as exigências completas, basta preencher as informações solicitadas e assinar o contrato digital. Ademais, será preciso configurar o restaurante dentro do aplicativo (cardápio, horário de funcionamento) e aprender a usar o Gestor de Pedidos.
Atualmente, existem duas opções de planos:
Plano Básico:
- Comissão de 12% por pedido;
- Taxa de 3,5% se o pagamento for feito pelo aplicativo;
- Mensalidade de R$100,00 para negócios que faturam mais de R$1.800,00;
- Entrega feita pelo restaurante.
Plano Entrega:
- Comissão de 23% por pedido;
- Taxa de 3,5% se o pagamento for feito pelo aplicativo;
- Mensalidade de R$130,00 para negócios que faturam mais de R$1.800,00;
- Entrega feita pelos entregadores parceiros da plataforma.
A mensalidade é gratuita no primeiro mês para ambos.
2. Uber Eats
É um aplicativo criado para conectar usuários e restaurantes. Contudo, o Uber Eats expandiu para farmácias, lojas de conveniência e pet shops em São Paulo em abril deste ano.
Ela só trabalha com entregadores próprios, sendo assim, seu grande diferencial.
Para cadastrar, basta:
- Ter CNPJ e endereço legal;
- Preencher os dados do negócio;
- Ler os termos e condições;
- Enviar um arquivo PDF ou link do site do seu restaurante com cardápio; e
- Criar um login e uma senha.
Depois do cadastro, a Uber entra em contato para ativar o restaurante.
De acordo com o aplicativo, há uma taxa única de ativação, que inclui o cadastro, kit de boas-vindas e a criação do cardápio; e a taxa de serviço, que é uma porcentagem por pedido.
No kit de boas vindas está incluso não só uma sessão de fotos profissional, mas também um tablet com o software do aplicativo.
3. Rappi
O Rappi ficou conhecido por ser um aplicativo de delivery não só de restaurantes, mas também de mercados, farmácias, lojas de produtos de beleza, pet shops, entre outros.
Assim, para começar a enviar pedidos pelo site, basta registrar as informações do restaurante, configurar a loja e criar o cardápio. A ativação leva até 5 dias.
O restaurante parceiro da Rappi gerencia o cardápio, fotos, promoções e as vendas pela plataforma. Além disso, tem acesso a uma fatura mensal do valor vendido.
Para ser parceiro da Rappi, é cobrado:
- Taxa inicial de R$40, descontada a partir do primeiro pagamento realizado no aplicativo;
- Taxa de Pagamento a Crédito, de 3,5% para cada venda feita no aplicativo.
A vantagem de usar a Rappi, é que ela também tem entregadores próprios.
4. AiqFome
O AiqFome também é um aplicativo de pedido de comida, mas focado em cidades de 10 a 300 mil habitantes.
Atualmente o aplicativo está presente em 22 estados brasileiros. Além disso, também possuem entregadores próprios.
Para se cadastrar é preciso ter CNPJ e preencher o formulário, que o time comercial da plataforma entra em contato.
Os restaurantes parceiros do AiqFome pagam 12% por venda (valor pode variar dependendo da região) mais 3,5% de taxa de cartão no pagamento online.
5. TheFork
Diferente dos aplicativos anteriores, o TheFork (antigo Restorando) é para reservas de mesas em restaurantes. Ao utilizá-lo, os clientes tem até 50% de desconto.
Ele está presente em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Vila Velha
Para cadastrar o restaurante, é necessário informar os dados dele, a capacidade de frequentadores e o valor médio da refeição (entrada/prato principal/sobremesa).
Algumas vantagens do TheFork estão na publicação gratuita no aplicativo, bem como o acesso gratuito a softwares de gerenciamento de reservas e suporte personalizado.
Quais as principais vantagens de utilizar aplicativos de delivery para restaurantes?
Os aplicativos de delivery de comida cobrem várias cidades do país e reúnem um grande número de usuários, principalmente pela facilidade de pedido, entrega e pagamento.
No caso do sistema STi3, por exemplo, o software é integrado com o aplicativo iFood, possibilitando que você gerencie suas vendas do app diretamente no sistema de gestão. Trata-se de uma enorme vantagem controlar na mesma tela os pedidos feitos pelo Telefone, pelo iFood ou diretamente no balcão. O restaurante ganha em inteligência operacional, agilizando o preparo com mais rapidez, minimizando erros e diminuindo o tempo de entrega.
Sendo assim, podemos dizer que as principais vantagens de utilizar aplicativos para restaurante são:
- Praticidade,
- Atração de novos clientes;
- Utilização de ferramentas de marketing.
1. Praticidade
Atualmente há uma infinidade de canais para fazer pedidos de comida, como telefone, Whatsapp, Facebook e site próprio.
Cadastrando seu restaurante em um aplicativo de delivery, você pode focar seus pedidos online em um só lugar.
Além disso, você tem a possibilidade de gerenciar não só os pedidos, mas a entrega e o pagamento.
2. Atrair novos clientes
Alguns aplicativos de delivery de comida atendem um raio de distância grande. Assim, os usuários podem pedir refeições de restaurantes de outros setores ou regiões.
Portanto, os restaurantes cadastrados são vistos por mais pessoas, e podem atrair e fidelizar clientes que normalmente não visitam seu espaço físico.
3. Ferramenta de marketing
Os aplicativos de delivery de comida também funcionam como uma estratégia de marketing.
Afinal, ao pedir refeições, os usuários podem avaliar e deixar suas resenhas sobre o restaurante e seus pratos.
Vale a pena trabalhar com aplicativos para restaurante?
Trabalhar com aplicativos para restaurante é extremamente vantajoso para o seu negócio.
Além da praticidade em focar suas entregas em um só lugar, os aplicativos ainda funcionam como uma forma de atrair novos clientes.
Agora que você já sabe quais são as vantagens de trabalhar com aplicativos para restaurante, vamos conversar sobre a gestão da sua empresa? O sistema de gestão para restaurantes da STi3 é uma solução específica para o segmento food service, com funções essenciais para o operacional do dia-a-dia, além de profissionalizar a organização do seu negócio com ferramentas completas de gestão e visão empresarial.
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