Rastreamento de pedidos no restaurante: como otimizar esse serviço?

O serviço de rastreamento de pedidos no restaurante é uma forma eficiente de possibilitar que o cliente faça o acompanhamento da sua entrega, sem a necessidade de entrar em contato diretamente com a empresa.

Atualmente, o consumidor busca, cada vez mais, companhias preocupadas com a transparência dos seus processos, e que sejam confiáveis.

Nesse caso, utilizar esse tipo de serviço pode ajudar a diminuir as inseguranças do cliente em relação ao pedido, permitindo que ele acompanhe atrasos e possíveis problemas que impeçam a entrega.

No entanto, para implementar o rastreamento de pedidos de maneira eficiente, é importante contar uma logística robusta, que mantenha uma comunicação efetiva, garantindo uma vantagem estratégica para o seu negócio. 

Veja como desenvolver essa estrutura e quais as vantagens de ter esse recurso na sua empresa.

O que é o rastreamento de pedidos?

O rastreamento de pedidos é um recurso utilizado para acompanhar o andamento de uma entrega, também podendo ser conhecido como tracking de pedidos.

O acompanhamento é realizado desde o momento da aprovação da compra até a entrega do pedido. E todo o processo é feito a partir de um código de rastreio, gerado pelo sistema.

A partir disso, é possível monitorar todas as etapas que o pedido passa até chegar para o cliente, incluindo:

  • Separação do pedido;
  • Processo de embalagem;
  • Despacho para entrega;
  • Transporte, e posteriormente a entrega.

Contudo, para que exista uma gestão de logística eficaz, o rastreamento de pedidos torna-se necessário.

Caso não o recurso não esteja disponível, não é possível realizar o acompanhamento de todos os processos, causando problemas na organização operacional.

Além dos prejuízos causados na administração interna e logística, pode gerar insatisfação por parte do cliente, já que ele não terá atualizações sobre o status da sua entrega.

Qual a importância do rastreamento de pedidos para restaurantes?

Para as empresas que atuam com entregas, seja de pedidos de pronta entrega ou de e-commerce, a implementação do recurso de rastreamento de pedidos é muito importante.

Essa é uma forma do seu negócio manter o cliente sempre informado, promovendo a transparência para o consumidor e melhorando a experiência do usuário no momento da compra.

Além disso, em vez de existir o contato constante com o estabelecimento para saber o status do pedido, o cliente pode fazer isso diretamente pelo sistema, através do código de rastreio.

No entanto, além de ser uma ferramenta importante para o cliente, ela também é importante para o controle de logística do restaurante.

Por meio do rastreamento de pedidos, o negócio consegue:

  • Acompanhar o tempo de entrega;
  • Entender como está a produtividade da equipe;
  • Tomar uma decisão rápida, se houver qualquer imprevisto;
  • Trabalhar a comunicação diretamente com o cliente.

Com isso, é possível ter um retorno mais positivo em relação à organização, fidelizando clientes e conquistando novos.

Benefícios do rastreamento de pedidos para restaurantes

A gestão da logística de entregas por parte dos restaurantes traz diversas vantagens para o negócio, e não apenas em relação ao cliente, mas no mercado em geral.

Conheça a seguir alguns desses benefícios e entenda como o seu negócio pode crescer a partir do uso deste recurso:

Visualização do pedido em tempo real para o cliente

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais atualizados, e realizando em maior volume compras online, seja produtos de vestuário, refeições ou produtos de supermercado.

Por isso, tornou-se necessário que o cliente possa acompanhar a sua entrega em tempo real, para alinhar as suas expectativas com o tempo real informado pelo estabelecimento.

Além disso, clientes de restaurantes também podem apresentar um perfil mais impaciente, por conta das condições que envolvem o pedido, como fome.

Por isso, as demoras não são bem-vindas, e a falta de informação pode agravar uma situação que poderia ser facilmente contornada, se fosse possível acompanhar todas as etapas até a chegada na residência.

Acompanhamento de entrega

Ainda, ter tracking do pedido é importante para o cliente, para que possa visualizar tudo que está acontecendo, desde o momento em que o pedido foi realizado, até a chegada na sua casa.

Além dos processos internos necessários para o despacho do produto, existem fatores externos que podem ocasionar atrasos e problemas na entrega, como:

  • Retenção do pedido pela fiscalização;
  • Problemas no veículo de transporte;
  • Trânsito intenso;
  • Acidentes no trajeto;
  • Endereço não localizado.

Contudo, ao acompanhar a entrega em tempo real, é possível tomar as devidas providências por parte do restaurante, mantendo o consumidor ciente do acontecimento.

Evita ligações desnecessárias para o restaurante

No momento em que ele não possui notícias ou atualizações por algum meio de contato por parte do restaurante, é natural que o cliente realize um contato com o restaurante.

No entanto, esse contato não seria necessário se o restaurante contasse com um rastreamento de pedidos, permitindo que o consumidor possa acompanhar diretamente o seu pedido, sem precisar acionar o estabelecimento.

Além disso, para o restaurante, não é interessante ter muitos clientes entrando em contato para saber o status da sua compra, pois isso pode congestionar uma de suas principais vias de comunicação.

Gera maior credibilidade

O mercado está cheio de opções para os consumidores. No entanto, existe uma preferência a se tornar clientes de estabelecimentos com alta credibilidade e bom tempo de entrega.

Nesse caso, ao contar com um rastreamento de pedidos, é possível evitar problemas futuros e trabalhar na reputação do negócio.

Por isso, ao oferecer um código de rastreio no momento da compra, o seu restaurante pode alcançar uma margem de lucros mais confortável, e trabalhar a fidelização da sua base de clientes.

Além disso, ter um cliente satisfeito ainda é o melhor marketing para qualquer estabelecimento, principalmente na área alimentícia.

Assim, você não apenas contará com um cliente que está propenso a retornar ao seu negócio, como também poderá indicar para amigos e familiares, já que ele se sentiu satisfeito com a condução da entrega do seu pedido.

Transparência durante os processos de preparação

A partir do uso do rastreamento de pedidos, todo o processo se torna transparente para o cliente, permitindo que ele tenha ciência do andamento e do prazo.

Com isso, o restaurante demonstra credibilidade na gestão de logística, e o cliente se beneficia com uma entrega de qualidade, e dentro do tempo estipulado.

E mesmo que ocorram problemas na entrega, ele estará ciente do que está acontecendo, evitando surpresas desagradáveis.

Fidelização do público

Para quem é adepto às compras online, a principal preocupação é com o recebimento do seu produto, dentro do prazo estipulado.

Por esse motivo, é normal que o público busque informações sobre sua compra com maior ansiedade, gerando frustração ao não localizar os dados de acompanhamento. 

Assim, para evitar uma experiência negativa para o usuário, é importante que o estabelecimento invista em uma ferramenta que informe essas informações em tempo real.

Todo o processo se torna mais eficiente, e os envolvidos também são beneficiados, seja o cliente em agilidade e transparência, ou a empresa em fidelização do seu público.

Como o rastreamento de pedidos pode ser implementado no seu negócio?

O rastreamento de pedidos pode ser implementado em qualquer negócio, principalmente no seu restaurante. 

Isso porque existem ferramentas e sistemas que possibilitam essa integração, além de dicas que podem facilitar o processo.

Por isso, veja a seguir como você pode implementar o tracking de pedidos e quais são as principais ferramentas:

Por meio de pedidos feitos pelo site do restaurante

Para realizar a gestão de pedidos diretamente pelo site do restaurante, é muito importante contar com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que integra o sistema com a página do negócio.

Todos os pedidos realizados no site passam por uma integração com o ERP, por meio de um sistema unificado.

Dessa forma, no momento em que o cliente finalizar o pedido, ele recebe um código de rastreio para acompanhar o status da sua entrega.

O rastreamento pode ser feito diretamente no site ou em um site terceiro, que o consumidor será redirecionado a partir do recebimento do tracking.

Rastreamento do iFood

Para que as entregas do seu restaurante contem com o rastreamento de pedidos do iFood, existem dois passos que são necessários:

  1. Estabelecimento cadastrado no app;
  2. Entregador cadastrado na plataforma.

O negócio deve contar com o cadastro como estabelecimento parceiro, permitindo que os pedidos sejam realizados por intermédio da plataforma para o restaurante.

Ao receber a solicitação, o restaurante indica que está preparando, informa o prazo médio para entrega, estipulado pelo próprio estabelecimento, e, no momento que o pedido está pronto, o cliente é comunicado.

Uma vez que o pedido estiver em transporte, o usuário recebe uma notificação informando que o pedido está a caminho.

No entanto, neste momento, a entrega só pode ser acompanhada pelo cliente se o responsável pelo transporte também estiver cadastrado como Entregador Parceiro na plataforma do app.

Se o entregador for conveniado apenas com o restaurante, não é possível acompanhar o trajeto em tempo real, já que a plataforma não consegue determinar a rota que está sendo seguida.

Rastreamento de entregas do aplicativo próprio

Por meio de aplicativo próprio, criado a partir de uma plataforma que conta com uma automação ou com uma integração via ERP, assim como o site, é possível ter um rastreamento de pedidos. 

No entanto, o aplicativo precisa contar com essa funcionalidade já instalada para que o cliente possa acompanhar o seu pedido até chegar.

Dessa forma, o processo se torna simples e transparente para o cliente, já que tudo pode ser feito diretamente do seu smartphone, e em alguns casos, sem necessidade de manter o app aberto, pois o sistema conta com notificações em tempo real sobre o andamento do pedido.

Cuidados com o rastreamento de pedidos no restaurante

Por outro lado, o restaurante precisa tomar alguns cuidados quando disponibiliza a opção de rastreamento de pedidos, para evitar que uma facilidade se torne um problema.

Veja a seguir quais são os principais pontos e como contorná-los:

Evite atrasos

Quando falamos em entregas de refeições e lanches, atrasos não são bem-vindos, pois os clientes se tornam mais impacientes.

Nesse caso, demoras por parte do restaurante, sem informar um motivo previamente ou ter um alerta indicando que o prazo de entregas está maior do que o normal, deve ser evitado.

Por isso, procure não ter atrasos nas suas entregas, e se informou que o pedido estará nas mãos do consumidor em determinado período, busque o cumprimento desse prazo.

Tenha um acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real é importante para que o cliente tenha ciência de tudo que está acontecendo com o seu pedido, no momento em que ele pesquisar.

Isso não apenas garante uma maior satisfação, como também ajuda o restaurante a monitorar a entrega e verificar se está tudo dentro dos conformes até a chegada.

Não deixe de atualizar os status do pedido do cliente

Por fim alguns estabelecimentos, devido ao volume de entregas ou quantidade de clientes no restaurante fisicamente, demoram ou não atualizam o status do pedido na plataforma de entregas.

Com isso, o cliente fica com uma informação defasada em relação ao que está realmente acontecendo com o seu pedido, aumentando as chances de gerar uma insatisfação.

Quando vale a pena contar com o rastreamento de pedidos no restaurante?

O rastreamento de pedidos é uma forma de manter uma comunicação transparente com o cliente, informando sobre todos os passos até o recebimento da sua encomenda.

Por meio de uma logística adequada, é possível melhorar eficiência operacional, e consequentemente, a qualidade dos serviços que estão sendo prestados.

Dessa forma, ela se torna uma ferramenta essencial para quem está em busca de oferecer uma experiência do usuário diferenciada. E ainda permite garantir uma vantagem competitiva no mercado.

Por esse motivo, vale a pena considerar implementar esse recurso no seu negócio, e proporcionar um serviço ainda mais completo para o seu público. 

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