Como atrair clientes para o meu Restaurante?

Por Mônica Rosin | 16 de Janeiro de 2020

Pensar em como atrair clientes para o estabelecimento, seja ele restaurante, lanchonete, cafeteria ou um dos segmentos de alimentação, é importante não só em momentos de crise; é necessário sempre pensar em planos, métodos e até táticas para isso.

Serão apresentadas a seguir, estratégias que podem ser aplicadas a fim de atrair e/ou fidelizar clientes. É importante ressaltar que a primeira etapa é conhecer o seu negócio: Quais são as operações envolvidas? Quem é o público alvo? A partir destas informações será possível utilizar os caminhos adequados para encontrar um modelo de sucesso.  

Você já ouviu falar sobre Food Experience?

Estamos vivendo a era da experiência do cliente. Esse conceito vai muito além do tipo de comida que você oferece, englobando todas as pequenas situações que acontecem durante o período que o consumidor permanece em seu restaurante. Quanto mais prazeroso seja para o cliente permanecer no estabelecimento, melhor é a relação dele com sua marca. Na prática isso quer dizer que não é apenas uma questão de comida saborosa, mas de um ambiente agradável, um bom atendimento, conforto, agilidade, etc.

Pense de forma prática: Se não for para viver uma experiência gostosa durante a refeição, melhor ficar em casa e pedir a comida pelo aplicativo, não é? E não adianta reclamar do aplicativo, é a sua criatividade que precisa entrar em jogo. Uma experiência marcante com seu restaurante tem muitas consequências: fidelização de clientes, bons comentários entre as pessoas da sua cidade, boa reputação nas mídias sociais, enfim, diversas vantagens que vão ajudá-lo a atrair mais clientes. No entanto da mesma forma que existe a repercussão positiva, existe a negativa. A falta de um plano de ações para o food experience gera insatisfação e má reputação.

Estratégias para o Food Experience:

  • Atendimento
    • O primeiro ponto a ser pensado é o atendimento ao cliente. A equipe deve, não apenas ser treinada, mas também deve ser valorizada/bonificada para que os funcionários estejam engajados com o crescimento da empresa, podendo até realizar a divulgação da mesma. Dessa forma, os clientes receberão atendimento de qualidade e irão sentir-se valorizados.
  • Promoções
    • É importante oferecer diferentes tipos de promoções para atrair clientes, como por exemplo: descontos em pratos e/ou bebidas em um determinado dia da semana; descontos em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. É importante lembrar que as promoções devem ter um prazo; um tipo de desconto, por exemplo, não deve ficar disponível por muito tempo, pois é necessário criar sempre novos tipos de promoções.
  • Cardápio
    • Em relação ao visual do cardápio, o mesmo deve possuir cores harmoniosas entre si, os pratos que trazem maior lucro ao restaurante ou aqueles que são consumidos com maior frequência devem estar em destaque, as imagens devem estar em boa qualidade e as informações sobre os pratos e bebidas devem estar em evidência em relação aos preços dos mesmos. Ainda sobre o cardápio é importante oferecer novas opções e sugestões de acompanhamentos, bebidas e sobremesas para os pratos escolhidos pelos clientes.
    • Um ponto interessante é a possibilidade de oferecer o “Prato do Dia”, pois dessa forma os clientes serão convidados, implicitamente, para irem ao estabelecimento novamente para experimentarem outro “Prato do Dia”
  • Publicidade
    • Além da divulgação do estabelecimento feita pela própria equipe como foi mencionado anteriormente, a publicidade do restaurante pode ser feita através de páginas e canais de comunicação em redes sociais, participação em festivais e eventos do segmento e descontos em próximas visitas. É necessário também divulgar os diferenciais que o estabelecimento possui, como por exemplo um cardápio para crianças e também a opção de disponibilizar hashtags e check-in para que os clientes possam compartilhar a experiência que tiveram no restaurante, em suas redes sociais.

Através dessas estratégias você conseguirá planejar o seu próprio food experience, fidelizando clientes, não apenas através de um programa fidelidade ou acúmulo de pontos, mas pelo fator mais importante que é a experiência que eles terão no estabelecimento, desde o ambiente, as promoções, o atendimento, a qualidade dos pratos até o pagamento da conta.

Com a fidelização é possível compreender melhor o público alvo e entender suas necessidades e expectativas quanto ao estabelecimento e ao serviço oferecido.

Uma ótima opção é o investimento em tecnologia. Utilizando um sistema de gestão para restaurantes é possível automatizar as operações do dia a dia do estabelecimento, oferecendo uma excelente experiência desde de o atendimento ao cliente até o pagamento da conta, como também o controle de estoque, compra de matéria prima e mercadorias, gerenciamento dos clientes e controle financeiro. Você passa a gerenciar seus negócios de forma profissional, tomando decisões baseadas em dados reais.

Com a automação e a aplicação das estratégias descritas nesse texto, você entregará mais valor ao cliente, fazendo com que ele sinta-se reconhecido e valorizado pelo restaurante.


Concorda com a ideia de criar uma boa experiência para o seu cliente? Deixe seu comentário no campo abaixo e conte-nos como você agrega experiencia aos consumidores do seu estabelecimento.

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