Sem dúvidas, para empresas que desejam potencializar suas vendas, apostar nos canais de venda online tem sido uma ótima estratégia. Hoje, mais do nunca, os Marketplaces oferecem essa oportunidade de gerar mais lucro ao efetuar vendas todos os dias, alcançando um número grande de pessoas e interferindo de forma direta no crescimento de empresas de todos os segmentos.
Dessa forma, ao longo desse artigo, você aprenderá como vender os produtos da sua loja nos maiores Marketplaces do Brasil de forma simples. Além disso, entenderá também a importância de investir nessa estratégia e todos os benefícios para o seu negócio.
Boa leitura!
O que são os Marketplaces?
Antes de mais nada, para apostar nessa estratégia de venda, você precisar saber o que configura um Marketplace e como eles funcionam no Brasil. Afinal, com certeza você mesmo já fez uma compra em alguns, como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, entre outros.
De forma resumida, para entender como um Marketplace funciona pode-se fazer uma analogia simples, comparando-os como “shopping centers virtuais”. Ou seja, os Marketplaces são portais que vendem produtos pela internet e possuem abertura para empresas, empreendedores e, em alguns casos, até mesmo pessoas comuns para vender, “alugando” espaços em suas plataformas por comissão.
Assim na venda física em shoppings, por exemplo, os Marketplaces reúnem diversas marcas e produtos em um só lugar. O que facilita a vida do consumidor e atrai muitas oportunidades de venda, o que também é uma mega vantagem para a loja.
Os maiores Marketplaces do Brasil
Se você ficou curioso (a) para saber quais são os maiores Marketplaces do Brasil, separamos a lista abaixo para te ajudar. São eles:
- Mercado Livre: um dos mais reconhecidos e maiores portais de vendas online.
- Amazon: empresa já consolidada como uma das maiores do mundo e referência quando se trata de e-commerce.
- Magazine Luiza: uma das maiores plataformas varejistas do Brasil.
- Shopee: marketplace que vem ganhando espaço no Brasil pela diversidade de marcas e produtos.
- Dafiti: canal do Global Fashion Group, que é um grande varejista europeu.
- Netshoes: marketplace do nicho esportivo.
- Madeira Madeira: marketplace que atua nos segmentos de objetos de decoração, móveis e materiais para construção.
- Mobly: outro marketplace nichado em móveis e decoração, que faz parte do grupo alemão Rocket.
- Elo7: canal de vendas de produtos artesanais que vem ganhando espaço no mercado online.
- Americanas, Submarino e Shoptime: plataformas consolidadas e muito conhecidas pela diversidade de marcas e produtos disponíveis.
A partir disso, sabendo quais são os canais de venda mais populares, você pode se informar sobre a política de venda de cada um. Assim, conseguirá “alugar” o espaço da sua loja e efetuar vendas online com facilidade.
A importância de lojistas venderem seus produtos em Marketplace
Ter o seu próprio e-commerce é importante, mas posicionar-se em canais de venda como os Marketplaces amplia seu alcance. O que torna o seu produto e a sua marca mais relevante e propensa a atrair novos clientes.
Dessa forma, lojistas que vendem através do Marketplace podem utilizar toda a força de marketing da própria plataforma para promover seus produtos. Afinal, você se beneficia do valor de grandes empresas, como Mercado Livre, Amazon e Shopee, por exemplo.
Na prática, para mostrar o crescimento no investimento dessa estratégia de venda, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) apontam que, em 2020, houve uma alta de 68% no e-commerce de todo o país. O que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos de forma constante. Nesse sentido, apostar no marketplace para a sua loja vender mais pode ser um ótimo negócio.
Como vender seus produtos nos maiores Marketplaces do Brasil?
Antes de tudo, ao tomar a decisão de vender seus produtos em Marketplaces, lembre-se que, por tratar-se de um canal de baixo investimento, estas plataformas atraem um grande número de lojistas. Por isso, a disputa por visibilidade é muito maior.
Dessa forma, tenha em mente que cada Marketplace tem o seu ponto forte, como citamos anteriormente. Além disso, cada canal também tem a sua política de venda. Assim, ao investir nas vendas dos seus produtos através dessas plataformas é preciso escolher a que é ideal para você.
Resumidamente, seguindo os passos abaixo você poderá começar a potencializar suas vendas antes mesmo do que imagina.
- Escolha o Marketplace ideal: lembre-se que alguns canais têm foco em categorias específicas.
- Consulte as tarifas: a maioria dos Marketplaces têm valores cobrados por venda e serviços adicionais que podem gerar gastos.
- Analise o tráfego do site: invista em canais de venda que tenham um alto volume de visitantes.
- Entenda o regulamento de cada plataforma: algumas plataformas vão exigir o cadastro apenas com o CNPJ da sua empresa ou outros documentos, por exemplo.
- Cadastre seus produtos: lembre-se de seguir o padrão de descrição e fotos da plataforma. Afinal, isso atrai clientes e demonstra profissionalismo.
- Tenha um split de pagamento: essa solução divide uma transação (em porcentagem ou reais), e cada participante da venda, inclusive o próprio marketplace, recebe sua respectiva parte em contas de banco separadas.
- Organize a logística de entrega: a separação e a entrega do produto são de sua responsabilidade, então quanto melhor a logística melhor a experiência de compra do seu cliente.
Por fim, esperamos que, com essas dicas sobre como vender seus produtos em Marketplace, você sinta mais segurança para começar a vender por esse meio e alavanque suas vendas.
Agora que você já sabe como vender nos maiores Marketplaces do Brasil, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar a gestão do seu negócio e otimizar todos os processos. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para a sua empresa.