Você sabia que ninguém nasce sabendo administrar o dinheiro de uma empresa? É por isso que, ao longo da jornada empreendedora, é imprescindível aprender o máximo sobre gestão financeira. E quando o assunto é controle financeiro empresarial, não é apenas com uma planilha de controle, diferente do que muitos pensam.
No decorrer desse artigo você vai conferir dicas práticas para gerenciar as finanças do seu negócio e, além disso, entender a importância de contar com um bom ERP neste processo.
Boa leitura!
O que é um controle financeiro empresarial?
Antes de tudo, é preciso entender que um controle financeiro de uma empresa é definido pelo conjunto de ações. Seja de análise, avaliações ou controle de dados financeiros de um negócio, para assim compreender o cenário financeiro por completo.
Ao contrário do que muitos pensam, fazer de fato um controle financeiro vai muito além das planilhas de acompanhamento manual. Afinal, entre os processos que envolvem a prática estão:
- Análise do fluxo de caixa;
- Obrigações, direitos e riscos;
- Controle de entradas e saídas;
- Avaliação de relatórios financeiros;
- Checagem de dados patrimoniais;
- Verificação de saldos bancários e reservas financeiras.
A partir do panorama dos dados acima, é possível obter uma visão mais ampla da saúde financeira, analisando de forma mais precisa a qualidade e a saúde de cada setor da sua empresa, por exemplo.
Qual a importância do controle financeiro empresarial para o seu negócio?
Para entender a importância de algo para a nossa empresa é preciso analisar a situação de fora, aplicando hipóteses na prática e vendo seus benefícios.
Por exemplo, imagine que você precisa tomar uma decisão sobre um investimento a ser feito no seu negócio. Porém, não tem certeza se é o melhor momento, se há o valor em suficiente em caixa e, muito menos, se há justificativa para isso. É em situações como essa que o um bom controle financeiro empresarial pode ajudar.
Tendo um controle, é possível avaliar a situação financeira da empresa, de modo que você, gestor responsável, possa se basear nesses dados obtidos de relatórios e movimentações para criar estratégias específicas.
Ou seja, é uma forma de acompanhar continuamento o real cenário da empresa, suas condições e necessidades, podendo fazer melhorias sempre que for necessário para deixar tudo ainda mais otimizado e planejado.
O resultado? Estratégias mais assertivas, menos tempo gasto nas tomadas de decisões, menos risco de crise em períodos de alta ou baixa demanda, melhor controle das sazonalidades, oscilações do dólar e muito mais.
Controle financeiro empresarial na prática
Resumidamente, o processo do controle financeiro de uma empresa consiste em administrar da forma mais concisa e objetiva a rotina financeira e contábil.
Sabendo disso, é possível selecionar os processos mais importantes desse controle, detalhados como:
- Análise do fluxo de caixa: é importante realizar uma criteriosa análise de alguns pontos (métrica do seu lucro, análise do desempenho, otimização das despesas e a análise da viabilidade de investimentos).
- Obrigações, direitos e riscos: trata-se dos pagáveis e recebíveis. Quanto aos riscos, os que devem ser analisados com prioridade são os riscos de crédito, liquidez, mercado, os riscos legais e também os operacionais.
- Controle de entradas e saídas: nada mais é do que as contas a pagar e receber. Muita atenção para esse controle, pois a falta de organização pode causar multas caso algum boleto fique atrasado, por exemplo.
- Avaliação de relatórios financeiros: avalie os dados em relatórios com uma visão 360º. Observe as métricas todos os meses ou de acordo com o seu planejamento. Além disso, fazer comparativos é muito importante.
- Checagem de dados patrimoniais: a gestão patrimonial sobre os itens registrados é primordial e sempre é incluída em um bom controle financeiro;
- Saldos bancários e reservas financeiras: fazer a verificação de saldos bancários e reservas financeiras também faz parte desse processo e é bom ser periódico e contínuo.
Dicas de como fazer um bom controle financeiro empresarial
Agora que você compreendeu melhor o processo de um controle financeiro, chegou a hora de entender de vez como aplicar a teoria na prática.
Abaixo, selecionamos 3 dicas essenciais para você começar hoje mesmo na sua empresa.
1. Crie processos administrativos extraordinários
A partir da organização dos processos administrativos da sua empresa, é preciso tornar tudo acessível para a sua equipe.
Através de processos eficientes e extraordinários tanto aqueles da área financeira, quanto aquelas que não tem tanta aptidão nessa área conseguirão fazer o controle de forma didática, mantendo tudo organizado e, o mais importante, atualizado.
Porém, vale lembrar que, para evitar problemas, todos os passos do processo devem ser seguidos à risca.
2. Acompanhe os indicadores
Antes de tudo, é preciso traçar quais serão os indicadores utilizados para verificar de tempos em tempos como está o andamento da empresa. Ou seja, tanto de crescimento, de redução e até o de dívidas, que é o mais temido.
Vale ressaltar que, não se pode comparar aquilo que não é analisado e medido. Dessa forma, ao fazer a gestão de uma empresa, é preciso ter uma análise completa de todos os detalhes para traçar novos rumos e obter resultados surpreendentes.
3. Estabeleça uma rotina de atualizações para cada relatório
Em um processo manual fica mais difícil emitir relatórios. Afinal, muitas dessas análises devem ser realizadas diariamente, enquanto outras semanalmente, outras mensalmente e em cada período mais preciso.
Através de um software de gestão, por exemplo, você poderá unir o útil ao agradável, mantendo a constância para que a organização seja natural e mais precisa dentro de seu negócio.
Por fim, agora que você já sabe a importância e como se fazer um controle financeiro eficiente, é hora agregar a gestão do seu negócio de forma integrada e com uma solução personalizada. Acesse nosso site e confira qual dos nossos produtos atende melhor as necessidades da sua empresa.