Por Fabiana Bonfante | 09 de Abril de 2020
Quando o assunto é delivery de comidas, imediatamente pensamos em um processo complexo para se colocar em prática dentro de um restaurante. Mas ao contrário do que muitos pensam, o serviço de entregas é uma solução bem simples de se implantar em qualquer estabelecimento.
Para entender melhor o conceito de restaurante delivery, devemos observar que normalmente estes estabelecimentos não oferecem serviços de salão, mantendo o foco na produção para entregas. Entretanto isso não é regra, com recursos, estrutura e uma boa gestão é possível que o restaurante atenda o salão e mantenha uma operação de delivery.
Telefone? App? Facebook? Instagram? Whatsapp? Tantas opções… por onde devo começar?
Você precisa saber que para se trabalhar com o delivery não existe uma regra. Você precisa testar, experimentar e tirar as suas próprias conclusões. Entender qual é a realidade do seu público e qual formato lhe permitirá oferecer um serviço de qualidade.
Hoje encontramos restaurantes que trabalham com delivery de diversas formas. Recebem pedidos por telefone, pelo WhatsApp, através do Faceboook, do Instagram e pelos próprios app de delivery, como por exemplo o nosso amigo Ifood, o mais famoso deles.
Cada uma dessas opções tem seus prós e seus contras. Suas facilidades e dificuldades. Não podemos dizer que somente uma dessas opções é a melhor escolha, o melhor de fato é conhecer todas as possibilidades para decidir entre o formato que possa ser mais confortável para suas operações.
Esteja aberto a mudanças, testando e experimentando você poderá encontrar soluções e otimizar muitas coisas. Leve em consideração que talvez refazer todo seu operacional para trabalhar em um formato que seja ainda mais prático também é válido e muito possível.
E claro, isso também envolve custos, pois sabemos que receber os pedidos através do whatsapp ou das redes sociais, por exemplo, não adiciona custos com mensalidades e esse pode ser um fator relevante para o seu restaurante neste momento.
Então todas as opções devem ser levadas em consideração e mais uma vez afirmo: você pode testar todas elas e optar pelo que for melhor para o seu restaurante. A experiência de campo será o seu melhor termômetro. 😊
Já ouviu a história da “revolução” do delivery?
Permita-me contar como tudo começou: No ano de 1997 a Disk Cook nasceu para dar início ao delivery com um diferencial onde a intenção era fazer o delivery dos pratos dos restaurantes mais sofisticados da região, o que na época foi o auge dos serviços de delivery para os restaurantes.
O que a Disk Cook fazia era nada mais do que receber os pedidos e os encaminhar para os diversos restaurantes, isso tudo por meio de uma central telefônica!
A Disk Cook também tinha uma equipe responsável pela logística das entregas nas duas cidades em que atuavam.
A explosão do delivery foi o sucesso do iFood
Percebendo que o modelo de negócio poderia funcionar junto ao acontecimento exponencial da internet, a Disk Cook decidiu entrar nesse universo digital. Então em 2011, decorrente dessa evolução nasceu o fenomenal, o queridinho de todos, nosso amigo Ifood! 🥳
Desde o nascimento do Ifood o seu crescimento tem sido algo surreal. Atualmente o Ifood está presente em aproximadamente 1.200 cidades de todo o Brasil e em 2018, a quantidade de pedidos ultrapassou a marca dos 10 milhões!
O Ifood influencia ativamente na movimentação econômica local e do país como um todo, segundo os dados do próprio Ifood, de 2017 para 2018, todos os restaurantes parceiros alcançaram um aumento no faturamento anual de 84% e para os entregadores o percentual foi de 88%.
Para essa gigante esses são números fáceis de se atingir pois qualquer pessoa com smartphone, independente de classe social, tem acesso gratuito aos restaurantes cadastrados no Ifood e pode pedir o que desejar.
Uma das grandes estratégias usada pela gigante do mercado de delivery, foi a distribuição de inúmeros cupons de descontos e convites induzindo os clientes a fazerem os seus pedidos e a se cadastrar no app.
Afinal, quão tentado você fica ao receber uma notificação no seu smartphone dizendo “Saiu do trabalho e sem ideia para o jantar? A gente resolve!” isso em plena segunda feira às 19h30?! Não tem quem resista! Abrimos o app só para dar uma olhada, e saímos com um pedido realizado!
Sem contar que o Ifood está expandindo seus horizontes e já está marcando presença no México, na Colômbia e na Argentina. Podemos dizer que o Ifood alcançou o pódio por ser a maior plataforma de delivery de comida da América Latina!
Eu já trabalho com delivery e quero vender pelo aplicativo. Posso?
Para você que deseja começar suas vendas utilizando os apps de delivery, é preciso conhecer o funcionamento dessas ferramentas, e eu posso te ajudar com isso! 😊
Primeiramente posso citar os cinco aplicativos de comida que são mais populares no país:
Todos eles estão disponíveis para download na Google Play (Android) e App Store (iOS). Todos eles disponibilizam diversas formas de pagamento além de cupons de desconto.
Para esse post vamos utilizar como exemplo o processo utilizado pelo nosso queridinho Ifood, que com certeza você já ouviu falar!
Para fazer parte desse mundo, é necessário preencher um cadastro através do “Quero ser parceiro!” ou “Quero fazer parte” que se encontra no site do Ifood e aguardar o contato do setor comercial.
A princípio é necessário que sua empresa tenha um CNPJ, um computador com sistema operacional Windows (no mínimo a versão 7) e claro que não pode faltar internet, para que você possa receber os seus pedidos!
Já vou dar uma notícia boa logo de cara: Para incluir sua empresa no Ifood não é preciso pagar nenhuma taxa de adesão! 😮
Todos os restaurantes que estão no Ifood, podem entrar e sair a qualquer momento sem nenhuma incidência de multa ou tempo mínimo de contrato.
Tá, mas e os valores?! Quanto eu tenho que pagar para fazer parte do Ifood?!
Em relação aos valores o iFood oferece 2 planos que funcionam assim:
iFood Básico: nesse plano o seu restaurante precisa ter no mínimo um entregador para que possa levar as refeições até os seus clientes, isso porque neste plano o Ifood não disponibiliza os seus entregadores.
O iFood Básico tem a mensalidade de R$ 100,00 para restaurantes que venderem mais de R$ 1.800,00 por mês e uma taxa de 12% sobre o valor de cada pedido + uma taxa de 3,5% para os pedidos que forem realizados com pagamento online.
iFood Entrega: neste plano o Ifood é quem faz as entregas, ou seja, ele disponibiliza os entregadores de acordo com a sua região.
A mensalidade do iFood Entrega é de R$ 130,00 e tem uma taxa de 27% sobre os valores dos pedidos.
Ops, já ia me esquecendo, o ifood dá um incentivo nos 3 primeiros meses cobrando apenas 25% de taxa sobre os pedidos!
E não para por aí, a mensalidade do primeiro mês é totalmente grátis para qualquer um dos planos! 😉
É vantajoso vender pelo iFood?
Você pode estar se perguntando se é realmente vantajoso trabalhar com o aplicativo de delivery de comida. “Vender ou não vender?”. Eis a questão.
Isso porque quando observamos os números que essa gigante do delivery nos apresenta, nossos olhos brilham e a emoção vai lá em cima, é tudo muito atraente e queremos sim nos tornar parceiros imediatamente! 🤩
Mas é necessário colocar na balança todos os prós e os contras antes de tomar essa decisão.
As vezes quando olhamos as taxas que devem ser pagas ao Ifood por exemplo ( e isso vale para qualquer app de delivery de comida que possa apresentar algumas variações nos valores), essas taxas acabam desanimando alguns empresários de concluírem o seu cadastro.
É preciso avaliar o custo-benefício ao se tornar parceiro do Ifood, pois você terá custo como mensalidade e as taxas sobre os pedidos recebidos. Então será que vale mesmo a pena pagar essa comissão ao Ifood? 🤔
É óbvio que precisa existir o contraponto: Se o aplicativo recebe uma comissão pelas vendas, ele precisa trazer lucros para o nosso restaurante, certo?
Alguns dados oferecidos pela própria plataforma afirmam que através do ifood os restaurantes podem aumentar suas vendas em 50% ou mais. Então se levarmos em consideração essas informações, sabendo que as taxas são proporcionais aos valores das vendas, podemos entender que o retorno é rápido e pode compensar esse investimento.
Ainda sobre esse investimento, temos que levar em conta também as vantagens que o ifood nos entrega, pois a mensalidade paga é justamente porque ele nos oferece vantagens:
- Layout intuitivo que facilita a navegação
- O iFood apresenta vários benefícios para quem utiliza sua plataforma, para os gestores por exemplo, você tem uma fácil navegação no portal do parceiro iFood, pois possui um layout intuitivo que facilita você se localizar dentro do portal e acessar as informações que você deseja.
- Área para cadastro de produtos
- Usando o portal do parceiro ifood você consegue fazer o cadastro dos produtos de forma fácil, nessa seção de cadastro, você pode cadastrar, editar, inserir fotos dos pratos e programar cada item do seu cardápio.
- Acesso as informações de faturamento e controle financeiro
- Através da tela inicial do portal do parceiro ifood, você já encontra facilmente as informações do faturamento através de gráficos que facilitam a visualização, mas caso você queira informações mais detalhadas, eles têm também!
- Tem uma página dedicada aos resultados detalhados para que você possa fazer um acompanhamento do desenvolvimento do seu restaurante. Além disso, você conta com o controle financeiro e pode visualizar tudo o que foi pago e o que você tem para receber do ifood.
- O ifood oferece ferramentas de forma fácil para que você consiga se organizar e apurar dados reais para melhorar ainda mais.
- Feedback
- Oferecem ainda uma área dedicada as avaliações e aos feedbacks dos seus clientes, onde você consegue de forma fácil visualizar os comentários e as avaliações, podendo também interagir e responder aos seus clientes criando uma relação e deixando-os mais satisfeitos.
- Oferecem ainda uma área dedicada as avaliações e aos feedbacks dos seus clientes, onde você consegue de forma fácil visualizar os comentários e as avaliações, podendo também interagir e responder aos seus clientes criando uma relação e deixando-os mais satisfeitos.
Os app de delivery te ajudam a chegar mais longe! 🚀
Como os aplicativos trazem uma maior visibilidade isso auxilia no aumento das vendas tanto pelo app quanto direto pelo restaurante.
Isso acontece, teoricamente, pelo visibilidade do seu estabelecimento. É fato que mais pessoas terão acesso ao seu cardápio. Isso torna sua marca mais conhecida e desperta curiosidade nos que ainda não te conhecem, aumentando então a chance de receber maiores visitas para que possam conhecer o seu restaurante!
Visibilidade é Marketing.
A visibilidade é um fator muito importante para suas pretensões de crescimento. Temos que levar em conta que estando presente nos app de delivery os gastos com marketing podem ser um pouco menores, já que a plataforma oferece uma grande visibilidade e faz o seu nome chegar mais longe sem você precisar fazer muito esforço.
Aaah, mas é claro que você precisa se esforçar para entregar qualidade ao seu cliente, mantendo sempre um orçamento para publicidade, mesmo que pequeno. O esforço que eu falei seria com grandes gastos em publicidade heim! 😜
Quais são as desvantagens de vender pelo app?
Sabemos que nem tudo são flores nessa vida e com os aplicativos de delivery de comida também é assim. 😢
Precisamos conhecer e entender a parte operacional de forma ampla para conseguir driblar possíveis obstáculos e extrair o melhor do que eles têm a nos oferecer! Citando alguns:
- Dependência da Internet
- Um dos principais pontos que podemos citar é a dependência da internet tanto para os restaurantes quanto para os clientes.
- Alta Concorrência
- Dentro dos app de delivery de comida, os restaurantes acabam encontrando uma alta concorrência que pode trazer resultados não satisfatórios caso o restaurante não saiba se posicionar.
- Como o app é um ambiente compartilhado por diversas marcas, é normal encontrar concorrentes diretos, ou seja, concorrentes do mesmo segmento que você atua.
- Para bater de frente com a concorrência é preciso ter um posicionamento certeiro. Fortalecer o nome da sua marca investindo em publicidade pode ser uma ótima saída para se sobressair.
- Você precisa se preocupar em manter o seu cardápio, suas fotos e o perfil do seu restaurante sempre atualizados.
- Além de oferecer promoções e alguns descontos para atrair novos clientes e quem sabe até fidelizar os seus clientes. Isso porque no app todos estão acessando os cardápios de todos os restaurantes e fazendo comparações dos pratos e dos preços, então nessa guerra vence o melhor!
- Lembrando que nem sempre o preço é fator decisório de uma compra e sim a qualidade que você entrega ao cliente! 😉
- De quem é o cliente? Do meu restaurante ou do app?
- Na verdade, o cliente é do app, não do restaurante! 😲
- Essa é uma pergunta importante a se fazer pois quando o cliente vai fazer um pedido ele precisa fazer o cadastro no app, os dados do cliente ficam todos com o app que está sendo utilizado.
- Então vemos que para fidelizar um cliente é preciso se esforçar muito. É preciso fazer com que o cliente se apaixone por você e comece a pedir diretamente no seu restaurante, afinal o objetivo é esse!
Por que cada vez mais pessoas preferem comprar pelo aplicativo?
O uso dos aplicativos para pedidos de comidas tem sido cada vez maior e isso está ligado ao fato dos consumidores estarem cada vez mais exigentes na medida em que o seu comportamento muda.
Os consumidores estão buscando praticidade, conforto e segurança no momento de se alimentar, e os serviços de delivery tem sido uma solução prática para atender essas necessidades.
Os apps de delivery de comida chegaram para nos oferecer:
- Conforto
- Quem não quer matar a vontade de comer algo gostoso, mas no conforto da sua casa e sem ir para o fogão?! Acho que todo mundo quer!
- E isso os apps de delivery fazem por você! 😱
- Praticidade
- Acredito que não haja maior praticidade do que pedir sua comida favorita direto do seu smartphone e detalhe, com apenas alguns cliques e de onde você estiver!
- Essa é a praticidade que todos estão buscando e que os restaurantes estão aptos a entregar para seus consumidores.
- Rapidez
- Fazer seus pedidos sem burocracia, onde você mesmo seleciona os produtos e solicita a entrega onde você estiver.
- Economia
- Já imaginou o quanto você vai deixar de gastar com combustível e estacionamento para ir até o seu restaurante favorito? É uma economia e tanto receber os pratos que você mais gosta sem sair da sua casa!
- Aaah, e não para por ai! Nós sabemos que os apps de delivery oferecem vários cupons de descontos que super valem a pena! 😍
- Segurança
- Nada melhor do que fazer seus pedidos e sentir segurança no app que está sendo usado. Os aplicativos possuem plataformas de recebimento extremamente seguras para que você possa fazer seus pedidos e realizar o pagamento direto por lá.
- Mas caso não se sinta confortável com isso ainda, eles oferecem a opção de fazer o pagamento na hora da entrega! 😅
- Promoções
- Cupons de desconto… frete grátis! Como são lindas essas palavras né?! 😍 Pois é, nos app você encontra diversas promoções com frete grátis e recebe diversos cupons de desconto para pedir o que desejar no seu almoço, na sua janta ou até mesmo nos lanchinhos no meio da tarde a noite. Essas promoções agradam o nosso bolso e estimulam ainda mais o consumo!
- Diversidade de opções
- Vários restaurantes em um só lugar? Que maravilha, diga adeus aos panfletos que você usava para comparar os pratos e os restaurantes! No app você tem acesso aos cardápios de diversos restaurante, aumentando ainda mais o número de vendas.
- Vários restaurantes em um só lugar? Que maravilha, diga adeus aos panfletos que você usava para comparar os pratos e os restaurantes! No app você tem acesso aos cardápios de diversos restaurante, aumentando ainda mais o número de vendas.
Decidiu pelo app? Então esteja pronto para fazer bem feito!
Para se obter sucesso ao trabalhar com o delivery de comidas é preciso se atentar a alguns cuidados, pois sabemos que se você não oferecer no mínimo uma boa qualidade e cumprir os prazos, é melhor nem se arriscar. 😬
Como o app é uma plataforma que oferece ao cliente a chance de dar sua opinião e suas próprias notas para a comida, para o atendimento e para a entrega, você precisa estar preparado para tudo isso.
Se o seu restaurante não cumprir o que promete, o estabelecimento fica com uma reputação ruim e sabemos que isso não é bom!
Isso pode te prejudicar até mesmo fora do app, nos pedidos feitos diretamente no seu estabelecimento.
Tenha sempre como objetivo que você precisa atender melhor e mais rápido, sempre! Cuidar da sua reputação é extremamente importante.
Fatores essenciais para o sucesso do seu delivery de comida
Depois de se atentar aos cuidados citados acima, você tem tudo para dar certo!
No restaurante, você precisa tomar alguns cuidados também e planejar como será o atendimento delivery.
Para obter o total sucesso o primeiro passo antes de dar início aos atendimentos é ter um processo de entregas muito bem estruturado. Para isso você precisa:
- Agilidade – Estruture o seu processo de entrega
- Tenha em mente que os seus clientes precisam ter uma experiência sensacional ou não voltarão a comprar no seu restaurante e sem contar que também não vão recomendar para os amigos.
- Taxa de entrega: Atender toda a cidade ou só os bairros próximos?
- Você precisa estar ciente se vai atender a cidade toda ou apenas os bairros próximos ao seu restaurante. Isso porque será preciso definir a taxa de entrega e você terá que avaliar os custos para atender todas as áreas.
- As formas mais comuns de se trabalhar é mantendo um valor fixo para a cidade toda ou calcular o valor de acordo com a distância.
- Equipe para entregas: Mas qual será minha demanda?
- Você tem uma noção de como será a demanda do delivery? Essa é uma informação necessária, pois você precisa de uma equipe de entregadores para atender essa demanda!
- É preciso dar uma atenção a mais na entrega, pois o atraso na entrega dos pedidos pode gerar avaliações negativas.
- Escolha as melhores embalagens e entregue os alimentos na temperatura ideal
- Investir em uma embalagem de qualidade é essencial para um delivery de comida, pois as embalagens devem acomodar os alimentos de maneira adequada para que mantenham um aspecto agradável até chegar no cliente.
- Além do aspecto agradável, os alimentos precisam chegar com a temperatura ideal. Ninguém merece fazer um pedido e ele chegar frio até você!
- Então a regra é clara, se o alimento saiu quente do restaurante, ele precisa chegar quente até o cliente!
- Divulgue seus produtos e sua empresa para o mundo!
- Para tornar o seu restaurante conhecido é muito importante fazer um bom investimento em marketing! O seu restaurante precisa estar aos olhos dos clientes e eles precisam saber o que você tem para oferecer.
- Um dos maiores meios de divulgação de serviços são as redes sociais, portanto defina o seu público e crie estratégias para divulgar o que seu restaurante oferece!
- Agora vou te dar uma dica super, hiper, mega valiosa: Use e abuse de fotos reais dos pratos servidos no seu restaurante e claro, fotos profissionais! Estamos carecas de saber que comemos com olhos, então é bom postar aquela foto que da água na boca! 😋
- Além das redes sociais, vale o investimento em materiais gráficos que podem ser distribuídos em toda a cidade estimulando o uso do delivery. Inclusive, quando uma entrega for realizada, você pode colocar um panfleto junto com a entrega. 😉
- Neste momento vale ressaltar que o Ifood contribui muito com o marketing para a sua empresa, isso pois ele oferece grande visibilidade e acaba te levando até pessoas que suas campanhas poderiam não conseguir atingir.
Quero trabalhar com delivery de comida!
Para que você possa implantar o delivery de comidas no seu restaurante é necessário ter alguns cuidados.
Para começar você precisa compreender o real motivo do porquê esse novo serviço deve estar no seu estabelecimento.
É preciso entender se você quer implantar o delivery para se diferenciar dos seus concorrentes ou se é para melhor atender o seu público e até mesmo alcançar novos clientes e levar seu nome mais longe.
Já falamos que em relação aos custos o sistema delivery não demanda um valor tão alto, mas é preciso se atentar em todos os detalhes!
Basicamente os seus investimentos essenciais serão: Um software para gerenciar os pedidos e é claro, de uma cozinha preparada!
O Power Chef é um software da STi3 específico para gestão de restaurantes, tanto no modo salão quanto no modo delivery. E mais, ele está integrado com o ifood. Com ele é possível gerenciar os pedidos feitos por telefone ou pelo aplicativo, todos em um mesmo ambiente. Isso facilita muito as operações do estabelecimento. E logo será disponibilizada a integração com outros apps (alguns aplicativos ainda não permitem a integração).
Se você está iniciando agora e não oferece os serviços de atendimento no salão, você vai precisar apenas do espaço para a preparação dos alimentos que serão entregues.
As entregas podem ser terceirizadas pelos próprios aplicativos, então não será preciso se preocupar em montar uma frota própria de entregadores exclusivos, a menos que você julgue necessário ou seja um diferencial na sua região.
Power Chef e suas vantagens com a integração!
Você pode se perguntar o porquê é importante usar um sistema de gestão pra registrar os pedidos que chegam por telefone, WhatsApp e até mesmo com integração com o Ifood?
Além de você precisar de um sistema para fazer toda a parte fiscal, você integra toda a operação do restaurante como: Caixa, Estoque, Financeiro, Histórico de Vendas e toda gestão que um estabelecimento precisa fazer, além de otimizar o seu tempo e trabalhar com eficiência, minimizando erros e dando mais praticidade na sua produção.
O Power Chef é um sistema específico para o segmento food service.
Evite erros ao registrar os pedidos
Com o uso da integração no Power Chef os pedidos recebidos são registrados automaticamente no sistema, agilizando o processo e entregando os mesmos para a cozinha de forma padronizada.
Como você não vai precisar registrar os pedidos manualmente no sistema, isso evita erros nos pedidos e consequentemente nas entregas, contribuindo positivamente para a satisfação dos clientes e imagem do seu restaurante!
Controle financeiro direto pelo sistema
Como todos os pedidos são registrados automaticamente no Power Chef consequentemente os pagamentos também são!
Logo você não vai depender das planilhas feitas no Excel para controlar os valores de cada pedido e no final, ter que somar esse valor ao seu fluxo de caixa e ter todo aquele trabalho de ficar conferindo, de somar e não bater o valor… ah que dor de cabeça e olha que só estou comentando! 🤕
Chega de “achismos”. Tome suas decisões baseadas em dados reais.
Por fim, é hora de fazer suas próprias conclusões: vale a pena investir no delivery? Vou aumentar de forma satisfatória meus lucros ou apenas minhas dores de cabeça?
Um dos principais objetivos do sistema de gestão é ajudá-lo a compreender a realidade do seu negócio para tomar decisões reais, baseadas em dados e não apenas na opinião ou no “achismo” de qualquer pessoa.
Se você já trabalha com delivery de comida, utilize o software para analisar seus dados, vendas, produtos e clientes. Tenha em mão os relatórios essenciais para entender se o processo vale a pena ou está apenas tirando seu foco de outras áreas que poderiam render muito mais.
Se você tem um restaurante mas ainda não trabalha com delivery, utilize o sistema para compreender a sua realidade atual: Como estão suas vendas? Os clientes que visitam o seu salão estão satisfeitos com a experiência que você entrega? Será que entregar comida online vai manter o seu padrão de qualidade? Se já utiliza um sistema confiável, você já tem esses dados, basta apenas interpretá-los e colocar em pratica. São eles que vão dizer se é hora de expandir para outros canais de atendimento
Agora se o seu restaurante ainda não utiliza um sistema de gestão, ou se ele não oferece esses dados, pare de perder tempo e conheça agora mesmo o Power Chef da STi3. Ele irá revolucionar a sua compreensão de negócio. Clique no botão abaixo para conversar com um especialista.
Gostou desse artigo? Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências com vendas por aplicativo, telefone ou mídias sociais, deixe seu comentário no campo abaixo.
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