Por Fabiana Bonfante | 09 de fevereiro de 2022
Muitos empreendedores buscam maneiras de aumentar as vendas da loja física, especialmente após o cenário enfrentado pelo comércio tradicional durante a pandemia de coronavírus.
Em 2020, a explosão do Coronavírus pelo mundo tornou o e-commerce responsável por grande parte dos ganhos dos varejistas.
Dados da Neotrust, por exemplo, indicaram que apenas nos três primeiros meses de 2021 quase 80 milhões de compras foram realizadas online.
Apesar dos números, empreendedores que possuem uma loja física podem ter o desejo de vê-la crescer novamente.
Outra pesquisa, realizada pela NZN Intelligence, indica que 42% dos brasileiros ainda preferem fazer compras em lojas físicas, principalmente pelo fato de ver o produto pessoalmente.
Nesse caso, o ambiente é ideal para empresas que planejam voltar a se restabelecer nesse cenário. E, para isso, existem algumas técnicas interessantes, e simples de implementar, que podem ajudar a aumentar as vendas da loja física.
E são essas dicas que vamos compartilhar agora com você. Confira!
8 técnicas para aumentar as vendas da sua loja física
Atualmente, não é difícil encontrar empreendedores com depoimentos de dificuldades para aumentar suas vendas, seja por seguir recomendações sem sucesso, ou implementar práticas falhas.
Por esse motivo, é importante se atentar para as técnicas empregadas, e ter em mente que nenhuma recomendação pode fazer o cenário se modificar instantaneamente.
Afinal, aumentar as vendas da loja física depende de um planejamento eficiente, gestão estratégica e dedicação.
No entanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar, e vale a pena conhecê-las para dar o passo inicial.
As dicas a seguir que separamos podem ser aplicáveis para diversos estabelecimentos, desde lojas de roupa, até segmentos de alimentação.
Por isso, as recomendações podem ser interessantes também para o seu negócio, e ajudar a aumentar as vendas da loja física. Confira 8 dicas práticas para isso:
1. Impulsione seus investimentos em marketing
É fundamental considerar a importância do marketing para o sucesso dos negócios, sejam eles de quais nichos forem.
Hoje, a porcentagem de brasileiros que são ativos nas redes sociais chega a 73%. São mais de 150 milhões de usuários que estão online por mais de 10h por dia.
Uma parte desses utilizadores podem ser clientes que a sua loja física pode estar deixando de alcançar por não possuir uma boa estratégia de marketing.
Atualmente, é possível, por exemplo, delimitar a localização geográfica dos consumidores para quem você deseja que seus anúncios apareçam.
Isso permite que apenas pessoas que estão próximas a sua localidade, ou em regiões vizinhas recebam uma propaganda de sua loja quando fizerem uma pesquisa ou buscarem por recomendações.
Ferramentas inicialmente gratuitas, como o Google Meu Negócio, podem ser utilizadas para este fim. Inclusive, opções como essa são interessantes, acessíveis e simples de usar.
Contudo, o marketing digital não deve excluir o presencial, principalmente para quem possui negócios em cidades de menor população..
Por exemplo, outdoor, panfletagem e até mesmo carros de som, nesses contextos, podem ter um impacto significativo para aumentar as vendas da loja física.
Por isso, vale a pena organizar seu orçamento e planejar, dentro dele, investimentos estratégicos em marketing.
2. Invista em treinamentos para a equipe
É essencial que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos do gestor para o crescimento e sustentabilidade da empresa.
Por isso, treinamentos periódicos para promover esses ajustes são uma opção não apenas eficaz, mas também acessível economicamente.
Tenha uma boa gestão de todos os departamentos de sua loja a fim de acompanhar os pontos que precisam de intervenção.
E esses pontos podem ser tratados com toda a equipe, a fim de que se chegue a uma resolução verdadeiramente proveitosa.
Assim, busque treinar seus colaboradores para que seja oferecido um atendimento além do esperado para os clientes.
Afinal, um bom atendimento é uma das melhores maneiras de fidelizar os consumidores.
3. Tenha um bom sistema de gestão
Quando falamos da importância de conhecer o seu negócio, muitos empreendedores podem ter dificuldade de colocar isso em prática.
No entanto, existem maneiras completamente eficientes de manter essa qualidade, tendo destaque as estratégias de automação disponíveis no mercado.
Uma loja que deseja se destacar entre os concorrentes precisa ter um sistema de gestão adequado para as suas necessidades.
Um exemplo de uma dessas ferramentas que irão ajudar a aumentar as vendas da loja física é o sistema da STi3.
Nós oferecemos sistemas elaborados para atender às necessidades específicas do varejo, de diversos segmentos.
Ajudamos a manter o cadastro de clientes, acompanhar o fluxo de caixa, controlar de maneira eficiente o estoque e muito mais!
4. Trabalhe com diferentes meios de pagamento
Uma das maneiras de não só atrair clientes, mas de fechar um maior número de vendas é oferecendo uma variedade de meios de pagamento.
O dinheiro em espécie ainda é muito utilizado para compras, principalmente como estratégia para ter maior controle financeiro.
No entanto, novas formas de pagamento estão caindo nas graças dos consumidores, como foi o caso do PIX, que já é utilizado por muitas pessoas, principalmente por sua simplicidade e segurança.
Não se pode esquecer, contudo, de um dos meios de pagamento preferidos do brasileiro, que é o cartão de crédito.
Por isso, ter uma maquininha ou sistema que aceita as principais bandeiras de cartão e oferece taxas atrativas para o gestor unida às outras formas de pagamento é uma maneira de aumentar as vendas da loja física.
5. Desenvolva um bom atendimento
Como mencionado, um bom atendimento é uma das melhores maneiras de ganhar e fidelizar clientes e aumentar o ticket médio.
Nesse caso, uma das maneiras de otimizar o atendimento é investir no pós-venda e fazer parte da vida do cliente também fora do estabelecimento.
Por exemplo, incentivar a marcação da loja em postagens de rede social e repostar publicações são maneiras de interagir no pós-venda e conquistar a simpatia do cliente em relação à loja.
O atendimento no momento da compra também é extremamente importante e, por isso, treinar a equipe para ser cordial e solícita também ajuda nos rendimentos.
6. Utilize o WhatsApp em suas estratégias
Um dos diferenciais de um bom sistema de gestão é se manter atualizado em relação às tendências de comportamento dos consumidores.
Quase todas as pessoas que utilizam smartphones possuem uma conta no WhatsApp, e as compras por meio do aplicativo tem se tornado cada vez mais comum.
Assim, um sistema que permita cadastrar os números dos clientes para que seja possível utilizar o WhatsApp para marketing, promoções e descontos é uma excelente maneira de aumentar as vendas da loja física.
7. Mantenha sua vitrine atrativa
Recursos visuais podem ter um grande impacto nas decisões das pessoas, inclusive no que se refere ao comportamento de compras.
Por isso, uma vitrine que utilize a disposição correta de produtos, cores escolhidas de maneira estratégica e se renove constantemente, pode levar para dentro da loja, principalmente pessoas que ainda não são clientes efetivos.
8. Tenha uma precificação adequada com seu nicho de mercado
Por fim, uma das razões pelas quais os consumidores fornecem para migrar para o comércio online são os preços mais atrativos.
Na loja física, é preciso fazer o consumidor sentir que o preço cobrado por um produto é justo.
Entretanto, isso não pode ser feito em detrimento do lucro para o negócio, uma vez que isso pode significar menos recebimentos para um negócio.
A melhor maneira de se chegar a um equilíbrio nesse ponto e aumentar as vendas na loja física, portanto, é ter uma boa precificação, o que envolve:
- Ter um preço competitivo mediante a concorrência;
- Estar atualizado quanto às tendências do mercado;
- Conhecer os custos fixos e variáveis dos produtos;
- Definir uma margem de lucro, entre outros.
Dessa forma, o gestor poderá determinar uma precificação justa e, assim, aumentar as vendas da loja física com valores atrativos para o cliente.
Aumente suas vendas junto com a STI3
Você acabou de conferir diversas dicas para aumentar as vendas da loja física, que envolvem estratégias acessíveis, como:
- Utilizar o WhatsApp;
- Dar um bom atendimento aos clientes;
- Oferecer variedade de opções de pagamento;
- Estar a par de todo funcionamento da loja;
- Aplicar recursos em ações estratégicas de marketing.
Para essas e outras ações, a STi3 possui a solução ideal, com um sistema de gestão customizado para as necessidades do seu negócio.
Essas soluções incluem:
- Cadastro do cliente, que ajuda em diversas estratégias de marketing e pós-venda;
- STi3 Pay, que oferece os principais meios de pagamento, incluindo os principais cartões, PIX e link de pagamento pelo WhatsApp;
- Acompanhar a movimentação do estoque a fim de ajustar preços e muito mais.
A melhor maneira de crescer de forma sustentável e aumentar as vendas da loja física é contar com a ajuda de profissionais e ferramentas de qualidade.
Por isso, conte com a ajuda de especialistas dedicados a se atualizar constantemente, com o objetivo de te ajudar a alcançar as metas do seu negócio.
Entre em contato com um de nossos colaboradores e peça uma demonstração do programa que pode revolucionar a sua loja!