ERP é uma ferramenta de gestão que tem sido usada cada vez mais por gestores que querem se destacar no mercado.
Baseado na integração e automação, o software facilita a comunicação entre os setores de uma empresa, proporcionando mais eficiência na realização de atividades e no controle de processos internos.
As várias funcionalidades garantem ainda uma gestão eficiente e duradoura.
Agora, se você deseja saber o que é ERP e como ele pode ajudar o seu negócio continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.
O que é um ERP e para que ele serve?
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que automatiza e integra dados e processos dentro de uma empresa.
Dessa forma, todas as atividades e relatórios do setor de estoque, vendas, finanças e recursos humanos são automatizados, proporcionando uma maior produtividade, segurança e redução de custos.
Com todo o trabalho da empresa sincronizado, fica mais fácil gerir os processos, identificar problemas e definir objetivos para alcançar as metas de cada setor.
Portanto, ele é essencial para quem deseja obter resultados relevantes a partir de uma gestão estratégica empresarial.
Como um ERP pode ajudar o seu negócio de maneira efetiva?
A rotina de um negócio, seja ele físico ou online, envolve grande fluxo de informações e processos, e, assim, fica mais fácil ocorrer erros e prejuízos.
Por sua vez, os erros podem levar a perda de clientes e queda nos resultados.
Afinal, de acordo com o Sebrae, a má administração e a falta de planejamento são fatores que contribuem para a falência de novas empresas em seus primeiros anos.
Dessa forma, o ERP auxilia na integralização dos processos, proporcionando maior controle e a tomada de medidas por parte de cada setor.
1. Financeiro
A ferramenta possibilita que haja um maior controle não só do fluxo de caixa da empresa, como também das finanças de modo geral.
Uma vez que todos os dados serão alimentados pelo departamento financeiro.
Assim, será possível cruzar as informações dos valores pagos aos fornecedores e aos colaboradores, com os dados do estoque e do RH, respectivamente.
Isso diminui os erros com folhas de pagamento e minimiza os prejuízos. Além disso, melhora a saúde financeira da empresa, possibilitando seu crescimento e expansão.
2. Vendas
Uma das maiores dificuldades das empresas que trabalham com vendas é ter um controle das vendas, principalmente quando ela atua com lojas físicas e online.
A falta de um sistema integrado que conecte com o estoque pode fazer com que um produto seja vendido, mesmo estando em falta.
Já com a integralização possibilitada pelo ERP, o setor de vendas conecta automaticamente com o estoque.
Isso facilita a vida do vendedor, que poderá passar informações corretas para o cliente e ainda prever quando o produto chegará para ele.
3. Estoque
Com o ERP, a disponibilidade dos produtos no estoque é identificada automaticamente, o que proporciona informações atualizadas e evita erros.
O estoque de uma empresa é um dos setores que mais necessitam de atenção. Afinal, o excesso de produtos pode vir a representar despesas desnecessárias.
Já trabalhar com um nível mínimo pode ocasionar a perda de oportunidades.
Portanto, ele deve ser equilibrado. Produtos não podem ficar encalhados, mas também não podem faltar.
Assim, o software consegue diagnosticar quais os produtos tem uma saída melhor e precisam ter uma quantidade maior no estoque, bem como avisar o setor de compras que um novo pedido precisa ser feito.
4. Cadastro de clientes
Essa é uma ferramenta muito importante para empresas, pois ajuda a conhecer melhor os clientes.
Além disso, é útil para desenvolver ações de vendas e promoções de forma estratégica.
O cadastro de clientes também é uma ótima forma de estreitar as relações e, assim, fidelizar os consumidores.
Com o ERP, fica mais fácil construir um cadastro com as informações do setor de finanças e de vendas, por exemplo. Além disso, ele possibilita a atualização constante do cadastro.
5. Fiscal
Emitir nota fiscal de todos os produtos comercializados é uma obrigação que todas as empresas precisam cumprir.
Afinal, ela é a forma mais transparente de comprovar os dados de uma transação. O que por sua vez, passa credibilidade aos clientes.
Dessa forma, um software completo e integrado facilita a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e a transferência dos dados para a Secretaria da Fazenda de seu estado.
Ou seja, fica muito mais fácil cumprir a legislação brasileira e evitar multas e penalizações.
Quais as vantagens do ERP?
Usar esse tipo de software traz diferentes benefícios para um negócio, entre eles:
- Integração de sistemas;
- Redução de custos;
- Automação de recursos
1. Integração de sistemas
Ao usar o ERP, a empresa não precisa ter um software para cada setor e, assim, as informações são mais seguras e não comprometem a produtividade.
Imagine o trabalho que é analisar e integrar relatórios e dados de cada departamento de forma manual. Além de ser um trabalho complexo, a chance de erros é enorme.
Assim, a integração de dados torna a gestão mais eficiente, reduz o tempo de execução das atividades e possibilita uma análise maior do desempenho da empresa.
Além disso, os problemas que surgem podem ser identificados e resolvidos rapidamente, melhorando a relação não só com os clientes, mas também com fornecedores.
2. Redução de custos
O software ainda ajuda a reduzir os custos da empresa.
Primeiro porque não é necessário ter um sistema para cada setor. Segundo porque o ERP ainda facilita a identificação da origem de despesas desnecessárias.
Além disso, a partir da integração que a ferramenta possibilita, é possível ainda realizar um diagnóstico preciso de maneiras para reduzir custos sem afetar a produtividade.
3. Automação de recursos
Uma gestão automatizada é mais eficiente e produtiva.
Ainda que uma empresa possua uma gestão estratégica, ela ainda precisa desempenhar diversas tarefas burocráticas e repetitivas, como emitir nota fiscal, fazer o fluxo de caixa, entre outros.
Portanto, muito tempo é perdido com atividades que não são automatizadas. Além do tempo gasto para realizá-las, será preciso ainda confrontar informações e corrigir erros.
Dessa forma, uma das grandes vantagens do ERP é automatizar todos os processos e recursos de um negócio.
A longo prazo, a automação aumenta a produtividade e ainda proporciona redução de custos.
Vale a pena trabalhar com um ERP de maneira efetiva?
Sim, vale a pena trabalhar com esse sistema de gestão de forma efetiva.
Além de facilitar e integralizar os processos e atividades de uma empresa, o ERP garante a segurança dos dados, minimiza erros e ajuda a reduzir os custos.
Portanto, ele é essencial para negócios que querem crescer e se destacarem no mercado.
Agora que você já sabe os benefícios de usar essa ferramenta em sua empresa, porque não aproveitar para conhecer um sistema de gestão na prática? O sistema STi3 é uma ferramenta completa para gestão e você pode solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo. É só clicar no botão abaixo para acessar o site e solicitar o contato para que nosso time de especialistas apresente os detalhes, as funcionalidades específicas para o seu segmento e todas as vantagens que irão te ajudar a ganhar produtividade e desempenho.