Dentro do mercado varejista, existem diversas estratégias para proximidade com o cliente, e as etiquetas personalizadas estão entre essas alternativas. Isso porque elas deixam de ser apenas um item de identificação e podem atrair o público.
O trabalho de branding e manual de marca são essenciais para qualquer empresa, e dentro deles, existem maneiras de firmar a imagem da empresa. Nesse caso, esse item, embora simples, é um dos que atuam diretamente nesse mesmo formato.
No entanto, muitos lojistas sequer conhecem essa possibilidade, ou podem ter dúvidas sobre como elaborar uma identificação eficiente.
Pensando nisso, preparamos um guia especial sobre etiquetas personalizadas, por que adotá-las e o que elas podem fazer pelo branding do seu negócio.
Por que uma empresa precisa de etiquetas personalizadas?
Etiquetas personalizadas são tidas como mais um impulsionador de vendas dentro de uma loja. Afinal, muitas vezes, é aqui o primeiro olhar do cliente para saber mais sobre a peça escolhida.
Nesse sentido, a utilização das etiquetas é mais um demonstrativo de profissionalismo e, além disso, de preocupação com o cliente.
Por exemplo, imagine uma loja que possui uma etiqueta padronizada, com informações básicas, e uma segunda loja com um trabalho personalizado e com dados específicos de cada peça.
Pensando nisso, qual escolha teria mais chances de ser feita pelo consumidor?
Com isso em mente, é possível considerar as etiquetas personalizadas para a sua loja, e adaptá-las para as suas necessidades.
Quais os tipos de etiquetas personalizadas para uma loja de roupas?
Dentro do universo de etiquetas personalizadas, existem diversos modelos diferentes e que atendem a todos os mercados.
No entanto, quando falamos de uma loja especializada em roupas, dois desses modelos se destacam.
Isso porque a loja de roupas precisa ter um cuidado maior com relação a ter etiquetas com essa identificação. Afinal, trata-se de um negócio que lida diretamente com informações únicas, como o tamanho da peça para o cliente.
Assim, é importante saber quais as melhores categorias para adotar:
Etiquetas de tecido
As etiquetas de tecido servem para mostrar ao cliente o que está incluso na composição da peça como um todo. Por exemplo, se estamos falando de uma peça de algodão ou de poliéster.
É importante ressaltar que caso a loja seja fabricante da peça, a etiqueta de tecido é uma obrigação. Sendo assim, pode incorrer em vias legais pela não utilização.
Tags de roupas
Sendo um dos modelos de etiquetas personalizadas mais conhecido hoje em dia, as tags de roupa são essenciais para a própria localização do cliente.
Certamente você já deve ter visto em algumas peças de roupas algumas etiquetas com o nome da loja, valor do produto, código de barras, entre outros. Esse é um exemplo de uma tag de roupa.
Essas tags servem para gerar um grande resumo para o cliente sobre o produto em mãos. Além disso, é a partir dela que a peça é passada no caixa e o código de barras é lido.
Assim, é importante, tanto para o lojista quanto para o cliente, que consiga ter todas as informações necessárias de maneira fácil e rápida. Por outro lado, vale a pena estar atento para a relevância das informações, de modo a tornar a tag o mais prática possível.
Benefícios de usar etiquetas personalizadas no negócio
Além de ser um item que permite aproximar o público e atender ao que ele busca mais rapidamente, as etiquetas personalizadas também trazem outros benefícios para o negócio.
Conheça alguns dos principais:
Controle de estoque eficiente
O mais indicado para varejistas é o uso de um sistema ERP, a fim de facilitar o controle de estoque do local. Por exemplo, como o sistema disponível aqui na STI3, que conta com integrações e sistema de pagamento próprio.
Com esse tipo de plataforma e o uso de etiquetas personalizadas, o vendedor consegue colocar códigos nas roupas, o que acelera a venda final. Além disso, usando os códigos da maneira correta, o estoque é controlado de forma mais automática.
Busca pelos produtos de forma rápida
Ainda, quando possuímos uma série de produtos cadastrados e catalogados dentro de um sistema ERP, existe a possibilidade de buscá-los dentro do sistema.
No entanto, a maioria das empresas brasileiras ainda não possuem ferramentas como essas. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 66% das pequenas e médias empresas ainda estão no nível inicial da maturidade digital.
Nesse caso, começar com um elemento simples, como as etiquetas personalizadas, ajuda a adaptar essa busca de maneira eletrônica, tornando o atendimento mais rápido e efetivo.
Profissionalismo aos olhos do cliente
As etiquetas personalizadas também conseguem trazer um ar de profissionalismo para a empresa. Muitas vezes, são esses pequenos detalhes que fazem os clientes visualizarem o negócio como um empreendimento sério.
Isso ocorre principalmente pelo resumo de informações que as etiquetas costumam trazer. Ou seja, mostram ao cliente a preocupação em repassar essas informações e de possuírem algo marcante e profissional.
Consegue ter diferentes estoques integrados
Por fim, caso uma loja possua diversas unidades espalhadas em diferentes regiões, o uso de etiquetas personalizadas, somado ao ERP, também é vantajoso. Nesse caso, estamos falando de um controle único.
Usando essas identificações, é possível estabelecer os códigos únicos por peça ou por tipo de produto, e dentro do sistema controlar a sua quantidade. Assim, em vez de ter que fazer inventário de todas as unidades, tudo estaria integrado automaticamente.
Essa integração é ideal para um bom controle de estoque e, consequentemente, uma boa organização interna.
Qual o melhor momento para trabalhar com etiquetas personalizadas?
Entendendo a importância das etiquetas personalizadas para um negócio, fica evidente que o melhor momento é o quanto antes, de preferência a partir do início das atividades.
Dessa forma, a empresa, desde o começo, passa a concretizar sua marca entre o público por meio dos detalhes.
Se esse não for o caso, o ideal é começar quando for possível, pensando, principalmente, na profissionalização do negócio.
Vale a pena implementar etiquetas personalizadas na empresa?
De forma geral, as etiquetas personalizadas são um bom investimento para qualquer negócio, principalmente na proximidade com o cliente.
Para isso, o ideal é que seja um trabalho realizado com cuidado e seguindo as indicações visuais da marca.
Lembre-se que as etiquetas personalizadas precisam estar de acordo com o branding da sua empresa. Afinal, todo o processo de identidade visual deve estar presente.
Com isso, sua empresa tende a se tornar mais profissional, com uma visibilidade positiva no mercado e maior abertura para os negócios.
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