O link de pagamento é uma ferramenta que faz a diferença na hora de fechar a negociação de um produto ou serviço.
Não é de hoje que algumas pessoas preferem fazer compras do conforto da sua casa.
Em 2020, por conta da pandemia, essa tendência chegou para ficar. Somente no primeiro semestre do ano passado, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47%.
Por isso, as empresas que desejam se destacar no seu nicho de atuação deverão estar cada vez mais preparadas para atender o público do online, seja através da automação comercial ou de ferramentas como o link de pagamento.
Ele torna a finalização de uma compra a distância muito mais rápida e fácil, diminuindo as desistências e minimizando os prejuízos.
Portanto, se você deseja saber como usar esse link na sua empresa, continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.
O que é um link de pagamento?
O Link de pagamento é um endereço personalizado com informações referentes ao faturamento de uma compra que deve ser concretizada de maneira virtual pelo consumidor.
Desta forma, é possível ter um pagamento de forma simples e rápida, e com diferentes condições como boleto bancário, cartão de crédito e até mesmo, parcelamento.
Com ele, o lojista consegue realizar a cobrança a distância, sem a necessidade de um e-commerce, pois o link de pagamento pode ser enviado por:
- E-mail;
- SMS;
- WhatsApp;
- Instagram;
- Messenger;
- Entre outros.
Do mesmo modo, o consumidor tem a opção de pagar com cartão de crédito e também por boleto.
Como o link de pagamento pode ajudar um negócio de varejo a vender mais?
O link de pagamento é uma ótima forma dos comércios varejistas se ingressarem no mundo digital, pois permite que as empresas vendam e recebam online sem ter um site.
O vendedor de uma rede atacadista pode realizar a negociação com um cliente fidelizado através do Whatsapp e enviar o link para o pagamento sem a necessidade que o consumidor vá até a loja física.
O mesmo pode ser feito em uma loja de roupas ou supermercados, por exemplo. Você facilita a vida do cliente, que prefere comprar online.
Por outro lado, o link de pagamento também ajuda os negócios de varejo que já atuam no online.
O hábito que as pessoas têm de pesquisar sobre determinados produtos na internet pode fazer com que elas desistam ou prefiram comprar em outro estabelecimento.
Com o link de pagamento não tem esse perigo, pois ela já é direcionada para o pagamento instantaneamente.
Assim, mesmo que a empresa tenha um site, essa ferramenta diminui as etapas de venda reduzindo o risco de desistência.
5 Dicas de como usar o link de pagamento na sua empresa
O link personalizado de um determinado produto oferece diversas vantagens para as empresas que estão começando e para aquelas já consolidadas no mercado.
Primeiro porque ele consiste em um tipo de pagamento rápido e eficaz.
Segundo, porque evita prejuízos que normalmente ocorrem quando o empreendedor começa a trabalhar com delivery, independentemente do segmento.
Veja como usar essa ferramenta no seu negócio:
1. Use o link de pagamento para vender nas redes sociais
Você não precisa ter um site para poder vender online.
Através do marketplace do Facebook, Instagram ou até mesmo do Whatsapp, o lojista consegue comercializar qualquer produto.
O cliente entra em contato com a empresa através desses canais e recebe o link para efetuar o pagamento e, assim, reservar a peça.
Depois é só enviar o produto pelos Correios, transportadora ou motoboy.
Como a pessoa precisará pagar no momento da compra, você evita a desistência que normalmente acontece nesse tipo de venda.
2. Venda para quem não tem cartão de crédito
Ao usar um link de pagamento integrado ao sistema ERP, o cliente tem a possibilidade não só de efetuar a compra através do cartão de crédito, mas também do boleto bancário.
Essa é uma ótima maneira de alcançar aquelas pessoas que preferem fazer compras sem sair de casa, mas que também não tem cartão e mais de 45 milhões de brasileiros não possuem conta bancária.
3. Use o link de pagamentos no delivery
Sabe aquele cliente que vai na sua loja de roupas mas só decide comprar determinada peça quando já está em casa?
Ele pode entrar em contato pedindo que a peça seja entregue e fazer o pagamento previamente através da URL personalizada.
O mesmo vale para restaurantes, que podem usar o link de pagamento nas compras fora do aplicativo de delivery, ou seja, pelo Whatsapp.
Com o cliente pagando no momento da compra e não na entrega, diminui problemas com a falta de troco ou a necessidade de mais de uma máquina de cartão.
4. Integre ao ERP para controlar o fluxo de caixa
Com um ERP, como o da STi3 Sistemas, o departamento financeiro e o gestor da empresa conseguem emitir links de pagamento, bem como ter acesso à eles de forma rápida e simples.
Além disso, esse tipo de ferramenta permite acompanhar de perto todas as vendas, sejam elas feitas na loja física ou a distância, além da forma de pagamento e histórico de transações.
A empresa que usa o link de pagamentos sem a integração com outros sistemas podem ter dificuldades para controlar o fluxo de caixa, aumentando a ocorrência de erros com os relatórios contábeis e tributários.
5. Destaque da concorrência
Oferecer diversas formas de pagamento e praticidade são atributos que fazem qualquer negócio se destacar no seu mercado de atuação.
Com a enorme variedade de lojas online, o cliente quer realizar uma compra de forma rápida e segura, coisas que o link de pagamento permite.
Portanto, a ferramenta é fundamental para os negócios que querem sair na frente no digital mas ainda não tem as condições necessárias para montar um ecommerce, por exemplo.
É seguro usar um link de pagamento?
O link de pagamento oferece não só praticidade, mas ainda segurança para o cliente e também para o lojista.
Ao receber o link personalizado do produto que deseja, o consumidor fica protegido de fraudes e golpes cibernéticos.
Integração de link de pagamento com ERP
Apesar de nem todos os sistemas de ERP contarem com essa alternativa, a STi3 possui essa integração disponível em suas soluções.
Utilizando o STi3 Pay, por exemplo, todas as vendas realizadas através do link de pagamento já são integradas automaticamente no seu sistema gerencial.
Esse procedimento, além de ajudar no ganho de tempo, auxilia na tomada de decisões e em uma gestão mais estratégica.
Vale a pena usar um link de pagamento?
Ao facilitar o pagamento e a finalização de uma compra, essa ferramenta garante inúmeros benefícios a qualquer negócio e reduz os prejuízos que normalmente ocorrem quando se vende a distância sem ter um site.
Do mesmo modo em que esse recurso também auxilia e permite a realização de mais vendas.
Mesmo que você já tenha uma loja virtual, é possível evitar que o cliente se disperse e desista da compra durante as etapas de venda.
Por isso, ter uma integração de link de pagamento no seu negócio pode fazer toda a diferença para aumentar o faturamento da empresa no curto e médio prazo.
Agora, se você deseja automatizar não só esse, mas também outros processos de sua empresa, entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça as soluções da STi3 Sistemas para o seu negócio.