Metas e objetivos para 2021 – Como organizar sua empresa?

A melhor forma para organizar e planejar as ações de uma empresa é estabelecendo metas e objetivos. E nada melhor que aproveitar o início do ano para fazer isso.

As metas são ações específicas que ajudam a alcançar os objetivos. Esses, por sua vez, estão relacionados ao propósito de uma empresa, o motivo de sua criação.

Esses aspectos são fundamentais para o crescimento da empresa e precisam fazer parte da gestão estratégica empresarial.

Agora, se você deseja saber a importância das metas e objetivos e como aplicá-los no dia a dia da empresa, continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.

Qual a importância das metas e objetivos para um negócio?

Saber onde quer chegar e traçar caminhos até lá é o segredo da maioria das empresas bem sucedidas não só no Brasil, mas também no mundo. 

Afinal, um negócio precisa ter uma motivação para existir e para continuar realizando seu trabalho dia após dia mesmo diante dos desafios.

Sem uma visão clara do que se deseja para a empresa, fica difícil motivar os colaboradores, avaliar o desempenho e a produtividade da equipe. 

Desse modo, ter metas e objetivos são fundamentais para que a empresa como um todo entenda seu papel e saiba o que precisa ser feito para chegar no patamar que deseja.

Organizando as metas e objetivos de 2021

Existem diversas ferramentas de gestão e de planejamento estratégico que você pode adotar em 2021, como a Análise SWOT

No entanto, quando falamos de metas e objetivos, as mais usadas são a Smart e a 5W2H.

Apesar de serem simples, esses métodos podem ser grandes aliados das empresas que desejam crescer e se destacar no mercado ao longo dos anos.

1. Método Smart

O método SMART é uma forma eficiente para criar e orientar cada uma das metas necessárias para atingir um objetivo.

A palavra, que em inglês significa inteligente, é um acrônimo de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (temporal).

Esse método foi proposto pelo consultor norte-americano George T. Doran em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” (Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração), na década de 80.


S – Específica 

Todos os envolvidos no desenvolvimento da meta precisam conhecê-la a fundo. Dessa forma, é necessário saber:

  • o que se deseja alcançar como a meta;
  • qual será o setor ou pessoas responsáveis por ela;
  • em que área ela será realizada;
  • quais ações serão necessária para conquistá-la;
  • por que ela foi proposta.

M – Mensurável

Uma meta SMART precisa ser medida, afinal, você e sua equipe precisam saber qual é o resultado esperado, e em quanto tempo ele será alcançado.

Desse modo, se você tem um restaurante e deseja aumentar o lucro em 10% em um mês, poderá usar como indicador o valor do faturamento via aplicativo de delivery daquele período.

A – Atingível

Muitas vezes, uma empresa se esforça para atingir uma meta mas não chega a lugar nenhum. Isso acontece pois algumas metas não podem ser atingidas naquele momento.

Um exemplo comum disso, é quando empresas planejam aumentar as vendas em um pequeno espaço de tempo, mas não possuem a estrutura necessária.

R – Relevante

As metas ainda precisam fazer sentido para a organização e para as equipes. Uma forma de saber isso é analisar se ela impactará no faturamento da empresa ou na vida dos colaboradores, por exemplo.

Caso contrário, a tendência é que os envolvidos se desmotivem e não a trate como prioridade.

T – Temporal

Por fim, a meta SMART precisa seguir um cronograma. Sem uma data final, ela pode ser deixada de lado e esquecida.

2. Método 5W2H


Ela é uma ferramenta de gestão muito usada no planejamento estratégico empresarial, pois ajuda a organizar as ações e determinar o que será feito para alcançar metas e objetivos.

Além disso, é um método que ajuda a projetar um futuro melhor para a empresa.

Os cinco “Ws” da sigla representam (em inglês): o quê (what), por que (why), onde (where), quando (when) e quem (who):

  • What (o que será feito?): Permite identificar quais os esforços serão necessários para que as metas sejam concluídas;
  • Why (por que será feito?): O que motiva a realização dessas metas?
  • Who (por quem será feito?): Quais serão os departamentos ou pessoas envolvidas no processo?
  • Where (onde será feito?): Em quais áreas da empresa os esforços serão empregados?
  • When (quando?): Estabelecimento de prazos para a entrega de cada meta.

Já os dois “Hs” indicam: como (how) e quanto custa (how much).

  • How (como será feito?): Como será feito o planejamento de cada ação e quem serão os respectivos responsáveis?
  • How much (quanto vai custar?): Quanto vai custar cada meta?

Como começar a organizar as metas e objetivos de 2021?

Para alcançar os resultados propostos para 2021, é preciso ter algumas atitudes.

1. Tenha foco

Nem sempre é fácil manter o foco em uma meta quando se tem diversas atividades e operações acontecendo no dia a dia da empresa. 

Ainda sim, as ações precisam estar alinhadas ao planejamento. 

Além disso, empreendedores e gestores precisam se comprometer com todas as ações estabelecidas, pois só assim conseguirão motivar os colaboradores.

2. Disciplina

As metas e objetivos de 2021 só poderão ser conquistados através de muita constância.

Se você tem o objetivo de levar sua loja para a internet, uma de suas metas deve ser fortalecer a presença digital, por exemplo. 

Assim, não adianta criar perfis nas redes sociais, postar algumas fotos e depois sumir. É preciso constância.

3. Desenvolva uma estratégia

As estratégias ajudam a traçar o melhor caminho a ser percorrido em busca de resultados.

Portanto, faça um plano de ação e desenvolva estratégias que guiem o trabalho de todos os departamentos e colaboradores.

4. Não deixe o planejamento de lado

Por fim, o planejamento deve acompanhar todo o processo. 

Afinal, ao longo do caminho será preciso analisar o desempenho das ações, avaliar melhorias, bem como corrigir erros ou até realizar mudanças.

Além disso, o planejamento é fundamental para que os departamentos e as equipes conheçam seu papel para a realização de cada objetivo.

Por isso, não deixe de documentar as ações, avaliar todos os indicadores, prazos e prioridades. 

Vale a pena definir as metas e objetivos de maneira antecipada?

Saber onde você deseja que sua empresa chegue e quais são os seus objetivos são fundamentais para que ela cresça e tenha resultados positivos durante o ano.

Portanto, quanto antes você estabelece as metas e objetivos, mais tempo você tem para planejar as ações e envolver as equipes na conquista dos resultados.

Agora, se você deseja automatizar os processos da empresa e assim alcançar resultados significativos em pouco tempo, conheça o Sistema STi3.

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