Quando se fala em precificação, uma onda de dúvidas invade a cabeça dos gestores. Principalmente quando se trata da precificação para bares e restaurantes. Afinal, não existem fórmulas mágicas ou receitas de bolo, é preciso de uma análise completa dos custos do mercado para manter a saúde financeira do seu negócio sempre em dia.
Ao longo desse artigo, você aprenderá como calcular o preço de venda para bares e restaurantes de forma eficiente. Além disso, descobrirá os pontos chaves para não ter prejuízo e garantir a boa lucratividade do seu estabelecimento food service.
Boa leitura!
O que é o custo de mercadoria venda na precificação de bares ou restaurantes?
O custo de mercadoria vendida (CMV) é o cálculo que você faz para descobrir o preço de custo do seu estabelecimento. Dentro desse valor, é incluído os impostos, a logística do transporte dos seus produtos, a forma de armazenamento, o processo de produção e muito mais.
Dessa forma, é importante que você diferencie o CMV das despesas, caracterizados como alguns gastos, por exemplo:
- Contas de água e luz;
- Materiais de escritório e administração;
- Itens diversos utilizados pelos colaboradores;
- Produtos de limpeza;
- Salários, entre outros.
Os conceitos básicos da precificação de bares ou restaurantes
Antes de tudo, para calcular o preço de venda de forma eficiente, é preciso entender alguns conceitos básicos que são essenciais para o setor food service.
Na prática, assim como introduzimos anteriormente, você vai lidar com índices e siglas que nortearão a sua precificação. Assim, é preciso total compreensão sobre:
- CMV (Custo da Mercadoria Vendida): representa o valor total dos insumos. Ou seja, todos os ingredientes ou produtos que foram usados na produção de um determinado item do seu cardápio, por exemplo.
- Mark-up: trata-se de um índice aplicado sobre o CMV para se obter o preço de venda final. No cálculo, esse índice considera não apenas o custo do prato, mas também outros custos fixos e variáveis que todo bar ou restaurante tem.
Como fazer uma boa precificação para bares ou restaurantes?
Uma boa precificação para bares ou restaurantes é a responsável direta para obter bons resultados ao final de um mês intenso de trabalho. Por isso, é primordial que seja feita com atenção.
Dessa forma, o planejamento básico é essencial, principalmente para uma gestão inicial, por exemplo, já que é necessário saber o custo de cada produto ou prato para começar a vender com tranquilidade.
Para te ajudar nesse processo, vamos listar o passo a passo para se obter eficiência na precificação de bares ou restaurantes. Assim, logo abaixo você entenderá melhor sobre os fatores essenciais para calcular o valor de venda de cada prato, além de como utilizar a estratégia correta para alcançar um preço de venda vantajoso. Confira!
1. Tenha uma ficha técnica de cada prato do seu bar ou restaurante
Na prática, a organização é a grande aliada para calcular o preço de venda no seu bar ou restaurante. Dessa forma, fazer uma ficha técnica é a maneira mais eficiente.
Caracterizada como documento de registro, é ela que ajudará a quantificar todos os custos para a produção, tanto dos seus pratos quanto para as bebidas e drinks em geral. Além disso, através dela, é possível saber quais são os gastos e a margem de lucro de cada produto a ser comercializado.
2. Aprenda a calcular os custos diretos e indiretos de cada prato
Você já deve ter percebido que o cálculo dos custos é a parte principal da precificação para bares ou restaurantes. Por isso, é preciso saber separar os custos diretos e indiretos de cada prato.
Na prática, para calcular os custos diretos dos seus pratos, você precisa saber quanto gasta com os ingredientes e com a mão de obra para o preparo. Assim, você deve registrar alguns dados:
- O prato em questão;
- Todos os ingredientes utilizados;
- Custo dos ingredientes;
- Tempo de mão de obra;
- Custo da mão de obra.
Agora, ao calcular o preço de venda no seu bar ou restaurante também é preciso levar em consideração os custos indiretos, como aluguel, água, luz, internet, equipamentos, manutenção e etc.
3. Defina a margem de lucro desejada na sua precificação
A partir do cálculo dos custos diretos e indiretos, é preciso definir a sua margem de lucro.
Na prática, ela é apresentada através do percentual, indicando o quanto você ganha com a venda de cada prato do seu bar ou restaurante. Porém, vale lembrar que é preciso ter cuidado na definição desse valor.
Uma margem de lucro elevada pode espantar clientes, mas definir uma margem mínima pode acabar trazendo prejuízos para o seu estabelecimento, então cuidado! Lembre-se que uma margem de lucro saudável para restaurantes é de 20% a 30%. #ficadica
4. Defina o break even point
O break even point nada mais é do que o ponto de equilíbrio. Ele é caracterizado como um indicador importante. Afinal, é ele que vai te mostrar o quanto o seu bar ou restaurante deve vender para cobrir o custo de venda dos pratos, assim como as despesas de funcionamento.
Mas, lembre-se: esse valor não representa lucro nem prejuízo. Ou seja, trata-se apenas de uma meta que deve ser alcançada para que a saúde financeira do seu negócio seja mantida de forma facilitada.
5. Invista em um sistema de gestão eficiente para bares ou restaurantes
Investir em um software de gestão pode facilitar a precificação para bares ou restaurantes. Isso porque você terá funcionalidades que permitem ter mais controle sobre as finanças do seu estabelecimento. Assim, poderá administrá-lo de forma simples, ágil e 100% otimizada.
A STi3 conta com um Power Chef, um sistema de gestão exclusivo para o setor food service, atendendo a bares e restaurantes de forma completa.
De forma automatizada, você pode cadastrar as fichas técnicas com a composição dos pratos e ter o controle do estoque dos produtos na palma das suas mãos.
Agora que você já sabe como calcular o preço de venda para o seu bar ou restaurante, pode conhecer a fundo todas as soluções da STi3. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu estabelecimento.