A previsão de demandas é uma ferramenta que pode ser útil para melhorar a eficiência do seu planejamento, além de ser uma das prioridades das equipes envolvidas diretamente com a parte operacional.
Isso porque esse conceito se baseia na antecipação da procura por determinado produto, sendo possível ter uma ideia do que o público deseja, baseado em cálculos estatísticos.
Com isso, o seu negócio poderá se preparar melhor para atender a essa busca do mercado. No entanto, existem diversos fatores para calcular essa projeção, que você pode, ou não, controlar.
Por isso, é importante entender melhor como a previsão de demandas funciona, para saber como defini-la e aproveitar os benefícios que essa ferramenta traz.
O que é uma previsão de demandas?
A previsão de demandas é um cálculo feito para obter uma estimativa da procura de determinado produto ou serviço.
Ela funciona como análise de dados, utilizando algoritmos para prever se haverá público para uma campanha que será lançada no futuro.
No entanto, para que esse algoritmo seja o mais efetivo possível, e as projeções sejam reais, ele necessita das seguintes informações:
- Dados históricos;
- Sazonalidades;
- Eventos climáticos;
- Vendas dos anos anteriores;
- Eventos inesperados;
- Competições esportivas;
- Tendências mercadológicas.
A partir do cruzamento de todas as informações, é possível obter uma previsão sobre as demandas que a empresa terá para um determinado produto em um período, como mensal ou anual.
Dessa forma, os gestores poderão melhorar a tomada de decisão, uma vez que os dados apresentam cenários mais assertivos, pautadas em situações mais concretas.
No entanto, a previsão de demanda também possui uma margem de erro, visto que os cálculos são baseados em uma série de eventos e estimativas, que podem se concretizar ou não, como eventos inesperados.
Qual a importância da previsão de demandas?
A previsão de demandas é uma ferramenta essencial para garantir um planejamento mais efetivo nas empresas.
Algumas áreas, como a gestão de logística e de processos, são beneficiadas com análises mais assertivas, já que é possível criar um plano de ação de acordo com o que for apontado pelas avaliações.
Além disso, esse recurso é fundamental para o planejamento estratégico da empresa, visto que as informações presentes podem ser utilizadas por outros times, como o de marketing e vendas.
Se a verificação não for realizada ou não for assertiva, pode gerar impactos em áreas como:
- Estoque;
- Logística;
- Produção;
- Financeiro;
- RH;
- Compras.
Por isso, é importante que a previsão de demanda seja feita corretamente, e utilizando o maior número de informações disponíveis, para deixar o resultado mais próximo da realidade.
Previsão de vendas e previsão de demandas é a mesma coisa?
Apesar de serem previsões complementares, elas não possuem o mesmo significado, e não podem ser consideradas como sinônimos, já que possuem funções diferentes.
A previsão de vendas é um conjunto de cálculos feitos para analisar a receita que é esperada pelas vendas em um período específico.
Além disso, ela está no início do planejamento estratégico de uma empresa, já que é a partir das vendas que forem concretizadas, que os demais dados e insumos são gerados para outras composições estatísticas.
Enquanto isso, a previsão de demandas é um conjunto de cálculos que determinam se haverá interesse do consumidor por um determinado produto/serviço dentro do período.
Contudo, se não houver essa avaliação, a empresa pode realizar vendas, mas os riscos de não estar preparado para o mercado ou por não ter procura são maiores.
Quais os principais benefícios da previsão de demanda?
A previsão de demanda possibilita que a empresa consiga ter um planejamento mais efetivo, e, assim, conseguir tomar decisões com mais precisão.
Por meio dela, é possível manter a empresa competitiva e sempre com vantagem sobre a concorrência.
No entanto, existem outros benefícios que estão atrelados à previsão de demanda. Veja a seguir:
Auxílio no planejamento estratégico
A partir do planejamento estratégico, a empresa consegue prever como será o seu ano, e trabalhar para atingir suas metas.
E com a previsão de demanda, é possível tomar decisões que sejam mais efetivas, visando a saúde financeira da companhia, e alocação de recursos prioritários para um determinado setor.
Gerenciamento do fluxo de caixa mais assertivo
O fluxo de caixa sofre influências diretas com a previsão de demanda, pois se existe uma espera abaixo da média do ano anterior, é natural esperar que as vendas sigam o mesmo caminho, com tendência de queda.
Da mesma forma, se ocorrer o aumento da procura, espera-se que entre mais receita para a companhia por meio das vendas realizadas.
Projeção de vendas para o negócio
Por fim, a previsão de demandas também pode servir como base para realizar a projeção de vendas para um período.
Essas informações são de extrema importância para o planejamento financeiro da companhia.
Como montar uma previsão de demandas?
Para estruturar uma previsão de demandas, é preciso analisar qual será a metodologia utilizada, que pode ser:
- Qualitativa: estruturada a partir de dados e informações históricas, além de dados de comportamentos mercadológicos, experiência do consumidor e feeling da equipe;
- Quantitativa: estruturada a partir de informações e dados numéricos, com histórico de vendas de períodos passados, além de dados variáveis que entram nessa equação.
Enquanto isso, para a abordagem qualitativa, podem acompanhar os seguintes métodos:
- Método Delphi;
- Analogia de série histórica;
- Força de vendas.
Já para a abordagem quantitativa, existem mais opções em relação aos métodos, como:
- Regressão simples ou múltipla;
- Suavização potencial;
- Decomposição;
- Curva de tendência (projeção).
Montando a previsão de demanda em poucos passos
Com a abordagem definida, é possível criar a sua estrutura de dados para obter a previsão de demanda.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário preencher as informações que possibilitam a criação dessa estimativa:
- Definição de objetivos: as metas e objetivos que devem ser alcançados serão definidos nesta etapa, considerando o curto, médio e longo prazo;
- Definição do período da demanda (horizonte temporal): estabelece quanto tempo aquela demanda tem previsão de duração (06 meses, 12 meses, 24 meses);
- Escolha da abordagem de previsão: a empresa deve decidir entre o método qualitativo ou quantitativo;
- Coleta das informações: nesse ponto, serão coletadas todas as informações necessárias para montar o modelo de previsão de demanda;
- Interpretação de dados: com os dados coletados e imputados em um modelo de análise, considerando as variáveis, é possível obter um resultado para que seja interpretado pela equipe responsável.
Por ser um modelo informacional complexo, recomenda-se que a empresa conte com um ERP, para realizar a gestão integrada de toda a sua demanda, oferecendo segurança e eficiência.
Ter uma previsão de demandas vale a pena?
Estabelecer a previsão de demandas é um desafio necessário para que as empresas consigam melhorar seus resultados e gerar insumos para outras áreas utilizar em suas estratégias.
Assim, será possível deixar o negócio mais competitivo no mercado e a frente da sua concorrência, além de todos os outros benefícios que acompanham essa prática.
Logo, se a sua companhia está buscando melhorar a eficiência operacional e aumentar o fluxo de caixa, a previsão de demandas pode ser a solução indicada.