Escolher entre pronta-entrega ou encomenda é uma dúvida comum entre os comerciantes e donos de negócio. Afinal, cada modalidade possui suas vantagens e obstáculos.
No entanto, é fundamental realizar uma análise aprimorada, para implementar a opção que melhor te atende.
Uma vez que as vendas em varejo no modelo e-commerce tem crescido, é preciso que os varejistas também adaptem o seu estoque a esse novo formato de compras.
Contudo, entender e definir a melhor forma de entrega só é possível após avaliar alguns aspectos relacionados ao seu negócio, como o perfil do público alvo e o tipo de produto que deseja entregar.
Por esse motivo, vale a pena conferir mais sobre os principais modelos de estocagem e definir se a pronta-entrega ou encomenda são os ideais para atender ao seu empreendimento.
O que são os produtos à pronta entrega?
Produtos à pronta-entrega são aqueles que possuem disponibilidade imediata no estoque, e podem ser vendidos ao cliente no momento da compra, sem que seja necessário esperar a fabricação.
No caso de e-commerce, essa modalidade permite que o item seja enviado assim que o pagamento for confirmado, o que reduz o prazo de entrega.
Além disso, é comum que os lojistas possuam estoques em locais estratégicos, para garantir que os itens de pronta-entrega para as localidades cobertas.
O que são produtos por encomenda?
Os produtos por encomenda são aqueles que só iniciam seu processo de fabricação após a confirmação do pedido. Nesse caso, o cliente indica qual mercadoria deseja e deve aguardar sua produção personalizada.
Assim, não é necessário que o lojista possua a peça em estoque, e também conta com um prazo mais extenso de entrega.
Por outro lado, pode reduzir os custos que envolvem ter os produtos armazenados, e diminui as chances de prejuízos com itens parados.
Por que apostar nesses dois formatos de vendas?
Escolher entre pronta-entrega ou encomenda é uma das decisões mais comuns, pois são os formatos de vendas mais populares e que oferecem as vantagens mais atrativas.
Ao apostar na estocagem, o lojista poderá garantir que o cliente seja atendido em um prazo reduzido, melhorando sua experiência ao disponibilizar a mercadoria o quanto antes.
Enquanto isso, ao trabalhar com produtos personalizados, o formato de encomenda é a aposta mais interessante para o empreendedor.
Além disso, produtos a pronta-entrega ou encomenda são as duas modalidades que melhor podem se adequar às necessidades e objetivos da maioria dos negócios.
Prós e contras das vendas à pronta entrega e por encomenda
Como todo formato de vendas, existem pontos positivos e negativos ao escolher cada modalidade, seja pronta-entrega ou encomenda.
Nesse caso, vale a pena conhecer algumas dessas considerações antes de investir em uma categoria específica:
Venda imediata
Na pronta-entrega, o vendedor pode realizar a venda imediata, mostrando o produto já finalizado ao cliente. Dessa forma, utiliza recursos como visualização para aumentar as chances de negociação.
Enquanto isso, o modelo por encomenda não permite uma compra imediata, pois a mercadoria só é fabricada após o pedido.
Estoque robusto
Por outro lado, a venda por encomenda não exige que exista um estoque robusto no negócio, reduzindo os gastos que acompanham esse formato.
É possível ter uma rotatividade mais rápida, e não necessita de atividades como inventário de estoque, por exemplo.
Enquanto isso, as vendas a pronta-entrega requerem um estoque prévio, que acompanha outras demandas, como local de armazenamento e um sistema de gestão.
Inadimplência
Na pronta-entrega, as chances de inadimplência são reduzidas, pois o cliente leva a mercadoria no momento do pagamento.
Contudo, ao trabalhar com encomendas, mesmo que o consumidor realize uma reserva ou exista a cobrança de um sinal, as chances de desistência são maiores, pois o tempo de espera também aumenta.
Ainda, existe as chances do cliente devolver o produto, pois não está visualizando ele para tomar uma decisão.
Previsibilidade de vendas
Quanto à previsibilidade de vendas, ambos os formatos apresentam pontos positivos e negativos.
Com as encomendas, é possível ter dados mais concretos, pois as fabricações ocorrem a cada pedido.
Enquanto isso, a pronta-entrega realiza uma manutenção do estoque, mas não significa que todos os itens armazenados serão vendidos.
Nesse caso, o mais recomendável é ter um acompanhamento das negociações em uma plataforma de gestão adequada, para prever o número de pedidos ou de vendas imediatas com base no histórico anterior.
Tempo de entrega
Por fim, o tempo de entrega é um ponto positivo para a venda com estoque. Isso porque a pronta-entrega permite enviar ou disponibilizar o item o mais rápido possível para o cliente.
Enquanto isso, produtos por encomenda exigem um tempo maior de espera, apesar de serem personalizados.
Quais os principais cuidados desses dois modelos de vendas?
Ainda, é importante que o vendedor entenda os cuidados que acompanham esses dois modelos de vendas, seja qual for sua preferência. Veja os pontos de atenção:
Equilíbrio de estoque
Um equilíbrio de estoque é essencial para as vendas, especialmente a pronta-entrega. Para isso, é importante ter previsões de compras e um sistema de gerenciamento eficiente.
Dessa forma, evita-se ter produtos parados ou artigos em falta no momento da compra, o que pode prejudicar seu faturamento. Segundo o portal UOL, em 2022 a falta de mercadorias foi um dos principais motivos que levaram os clientes a buscarem outros fornecedores.
Por isso, é importante se atentar para esse equilíbrio, reduzindo as chances de prejuízo.
Entrega no prazo combinado
Enquanto isso, para quem opta pela entrega por encomenda, é fundamental cumprir o prazo acordado.
Caso contrário, o cliente pode ficar insatisfeito, gerando uma reputação negativa para a sua imagem.
Informe corretamente o tempo de espera para fabricação e envio, e mantenha o cliente atualizado. Para vendas a pronta-entrega por e-commerce, esse também é um ponto de atenção.
Exclusividade
Finalmente, as produções por encomenda costumam trazer mais exclusividade, mas é importante cumprir este requisito caso ele exista no seu negócio.
Busque atender as configurações e ajustes que o cliente deseja, e evite a necessidade de modificações após a finalização do produto, o que pode gerar custos extras.
Pronta entrega ou encomenda? Quais dos modelos vale mais a pena?
Finalmente, o modelo de venda que mais vale a pena é aquele que se adequa ao seu negócio e objetivos.
Para quem está começando, trabalhar com encomenda pode reduzir alguns custos. Enquanto isso, produtos a pronta-entrega diminuem o tempo de entrega e podem deixar os clientes ainda mais satisfeitos.
Por isso, avalie o melhor formato para a sua empresa e invista nesse desenvolvimento, se atentando para os pontos positivos e negativos e equilibrando-os para ter resultados positivos.