Uma empresa varejista é como uma grande máquina que tem várias partes interligadas. Dessa forma, não adianta olhar para cada peça individualmente, é preciso enxergar sua empresa como um todo. Só assim é possível saber como melhorá-la. Nesse sentido, fica claro a necessidade um sistema de gestão para varejo.
Ao longo deste artigo, você entenderá como um sistema trabalha para integrar vários processos do seu varejo, funcionando como uma ótima ferramenta de gestão.
Boa leitura!
O que é um sistema de gestão para varejo?
De forma simplificada, um sistema de gestão pode ser definido como um aplicativo ou conjunto de aplicativos de software, na maioria das vezes integrados entre si. Assim, auxiliando diretamente as operações de empresas do varejo.
Considerando que o mercado varejista está em constante mudança e crescimento, é primordial que os varejistas invistam em um sistema de gestão para varejo de alta qualidade. Dessa forma, é possível gerenciar todas as áreas da empresa, suprindo necessidades específicas que apenas essa modalidade exige.
No entanto, mesmo com toda inovação disponível no mercado, as organizações enfrentam um grande desafio ao escolher o software ideal. Por isso, lembre-se que o sistema deve sempre simplificar o processamento das transações, aumentando a eficiência e minimizando os erros de coleta de dados.
Além disso, deve também entregar informações precisas em todos relatórios, de forma a acompanhar todas as fases da venda, sincronizando os dados de filiais com a matriz, caso tenha e ainda, integrar com outros softwares de programas de fidelidade, por exemplo.
A importância de contar com um sistema de gestão para varejo
Antes de tudo, pense que em um cenário repleto de competitividade, se destacam no mercado aquelas empresas que conseguem eliminar retrabalhos e otimizar seus processos. Dessa forma, garantem o ganho de tempo e a eficácia na gestão do próprio negócio. Mas, como de fato fazer isso?
Com o um sistema de gestão especializado no varejo, é possível integrar dados e processos de diferentes departamentos. O objetivo é melhorar o fluxo de informações entre as áreas e gerar uma visão ampla para ajudar de forma direta na gestão do negócio – garantindo, assim, o ganho de tempo, segurança de dados confidenciais, maior integração entre as diferentes áreas e previsões essenciais para um potencial planejamento estratégico.
Assim, a importância de ter um sistema de gestão para varejo está, basicamente, na facilidade de executar todos os processos de uma empresa varejista. Afinal, temos a certeza de que mensurar as vendas, controlar o estoque, reestruturar a formação de preços, por exemplo, ficará mais fácil a partir da integração e boa visualização dos dados.
4 vantagens de implementar um sistema de gestão para varejo
Empresas são engolidas pelo mercado por resistirem à adoção de tecnologias e automação. Por isso, se você ainda não implementou um sistema de gestão, a partir das 4 vantagens que apresentaremos abaixo verá como sua empresa de varejo pode ser potencializada. Confira!
1. Automação comercial
No varejo você sabe que o PDV é sagrado. Afinal, é no checkout que se materializa a venda e o dinheiro que entra no caixa da empresa. Além disso, também é de lá que o cliente tem a última experiência com a loja. Ou seja, integração das etapas de venda, eliminando retrabalho e proporcionando agilidade e eficiência.
Dessa forma, o ponto de venda, geralmente, tem duas características difíceis de atender com excelência: velocidade e segurança. Por isso, com a automação comercial, utilizando um sistema de gestão próprios para o varejo, é possível alcançar ambos os objetivos.
O resultado? Ter a vantagem de se dedicar a outras atividades da loja, o que renderá muito mais resultados para a gestão.
2. Atendimento eficiente e personalizado
Com informações precisas em mãos, o gestor pode avaliar suas estratégias de vendas e estabelecer um relacionamento com seus clientes. Ou seja, quando o controle de estoque é feito de forma eficiente, é possível saber quais itens estão tendo maior saída e quais estão encalhados, por exemplo.
A partir disso, a equipe de vendas entra em ação e poderá reavaliar a precificação estabelecer promoções que estimulem maior procura e consumo de determinados produtos. Tudo isso considerando o público-alvo e a demanda de cada linha.
Por fim, com um sistema de gestão para varejo é possível acompanhar o histórico de compras, enviar e-mail marketing para ações específicas e análises individuais de cada cliente. Dessa forma você cria um vínculo e fideliza seu cliente através da personalização.
3. Controle de estoque
Todo mundo sabe que para uma empresa varejista, manter um estoque organizado e controlado é uma das atividades mais importantes e difíceis de todo o processo. A partir da ausência dessa organização, o fluxo operacional é comprometido e outras áreas da empresa passam a não funcionar, por exemplo.
Com um sistema de gestão para varejo, a ineficiência nos processos operacionais é solucionada com excelência, uma vez que as informações passam a compor automaticamente um único sistema.
Assim, todos os setores têm acesso às movimentações efetuadas na empresa, integrando dados e possibilitando avaliação em tempo real, já que os dados ficarão na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Dessa forma, o estoque é monitorado e 100% otimizado.
4. Redução de custos
Já ouviu falar que toda economia é bem-vinda? Por isso, com o uso de um sistema gestão para varejo é possível reduzir custos e otimizar a execução de todas as atividades, produzindo mais e em menor tempo.
Com as informações disponibilizadas pelo software, é possível identificar os setores que estão apresentando maiores custos de produção e estabelecer medidas que reduzam ou eliminem desperdícios, por exemplo, indicando onde estão os gastos a serem cortados dentro da empresa.
Outros benefícios de implementar um sistema de gestão para varejo
A partir da utilização de um sistema para varejo, é preciso ter em mente que os resultados obtidos vão muito além das vendas.
Isso significa que os benefícios podem ser vistos através de diferentes indicadores de qualidades, como:
- Melhora nos índices de satisfação interna e externa;
- Mais economia;
- Elaboração de planejamentos mais precisos;
- Melhor gerenciamento do tempo de toda equipe;
- Mais segurança para análise de dados e resultados.
Agora que você sabe as vantagens de implementar um sistema de gestão para varejo, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para a sua empresa. Acesse nosso site e descubra como otimizar a gestão do seu negócio de forma eficiente e inovadora.