Atuar no mercado varejista é sinônimo de atualização. Afinal, é preciso se manter a par de todas as novas estratégias que buscam potencializar o sucesso do seu negócio. Dessa forma, saber o que é valor agregado faz parte do conjunto de processos que devem fazer parte da rotina, tanto dos gestores quanto dos estrategistas do varejo.
Por isso, no decorrer desse artigo você irá compreender melhor como esse conceito pode diferenciar sua loja da concorrência e, principalmente, como aplicar o valor agregado no dia a dia da sua empresa.
Boa leitura!
O que é valor agregado?
Antes de tudo, é preciso reforçar que o valor agregado não é o preço impresso na etiqueta, como muitos pensam. Diferente disso, esse conceito diz respeito ao que você entrega como diferencial e benefício.
Dessa forma, quando se trata de valor agregado nos referimos à percepção do cliente em relação a um produto ou serviço, tendo em vista seu custo-benefício. Ou seja, é algo totalmente subjetivo, que vai além da noção de preço e da real necessidade do consumidor.
Na prática, para deixar o conceito mais claro, é possível pensar em um exemplo corriqueiro. Ao receber um presente, muito provável que você prefira aqueles que tenham uma embalagem personalizada ao seu perfil, correto?
Partindo dessa premissa, você pode aplicar o valor agregado ao ser produto e serviço. Assim, ofereça benefícios atraentes e personalizados para o seu cliente. O resultado será a valorização da sua marca e, provavelmente, a fidelização e indicação.
Valor agregado vs Valor percebido
Resumidamente, o valor agregado diz respeito a tudo aquilo que é agregado ao seu produto durante a jornada de compra. Agora, o valor percebido envolve o “custo-benefício” que o cliente atribui ao produto ou serviço.
No dia a dia, todo cliente, de forma consciente ou inconsciente, busca um equilíbrio entre o preço do produto e as vantagens que ele oferece. Isso é natural e, hoje, devemos levar em consideração que o consumidor está ainda mais exigente nesse quesito.
É por isso que o valor agregado se mostra como um diferencial importante. Ele envolve tudo o que vai além do próprio preço em si e do valor percebido, abrangendo desde o atendimento ao cliente até a experiência pós-venda e uso do produto, por exemplo.
A importância de agregar valor para o varejo
Apesar de ser um conceito essencial hoje em dia, muitas empresas varejistas ainda não aplicam. Dessa forma, acabam perdendo a oportunidade de elevar vendas e, até mesmo, potencializar a percepção da sua marca.
Basicamente, o conceito interfere diretamente na noção de exclusividade. Por isso, ao funcionar como um benefício que excede a necessidade básica do cliente, ele tem o poder de chamar a atenção, criando uma experiência diferente.
Um exemplo, quando um produto tem um alto valor agregado, é muito provável que ele se torne a primeira opção do consumidor. Por essa razão, agregar esse valor é uma maneira de destacar o que você vende e, além disso, destacar o seu negócio.
Em outras palavras, produtos de alto valor agregado oferecem uma vantagem competitiva para sua loja ou estabelecimento. Ganhando um diferencial sobre o seu concorrente. No entanto, é preciso ressaltar que o valor agregado não implica em um maior preço final do produto. Preço é diferente de valor, lembre disso.
Aplique o valor agregado na sua loja
Depois de se familiarizar com o conceito de valor agregado, é preciso coloca-lo em prática na sua loja.
Na prática, há algumas formas para aumentar o valor agregado de determinado produto ou serviço, como:
- Conheça o perfil e o comportamento dos seus clientes;
- Identifique tendências e trata inovação para seus produtos ou serviços;
- Destaque os benefícios do que você vende;
- Treine para obter um atendimento de excelência;
- Ofereça a melhor experiência de compra;
- Disponibilize diferentes canais de venda;
- Busque surpreender o consumidor na compra;
- Fique atento aos feedbacks dos seus clientes;
- Busque por parceiros valorizados no mercado;
- Torne sua marca uma referência na área.
Qual a vantagem de agregar valor a um produto ou serviço?
Agregar valor é algo que deve ser estratégico e constante. Um exemplo prático foi a pandemia. Onde o comportamento do consumidor mudou, tornando-se mais receoso e criterioso em relação às compras.
Em momentos como esse, é normal que os clientes deem prioridade a um tipo de investimento. Afinal, uma compra não é apenas uma compra, ela deve oferecer algo a mais. E isso vale também para a prestação de serviço.
Na prática, é muito mais relevante empregar seu dinheiro em produtos que os façam se sentir especiais e provoquem experiências sensoriais exclusivas. Assim, é fundamental que as empresas estejam comprometidas em oferecer essa nova forma de compra e venda, aplicando o valor agregado. Agora que você já sabe como usar o conceito de valor agregado na sua loja, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar a gestão do seu negócio. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para a sua empresa.