São diversas as vantagens da automação comercial. As lojas que possuem esse tipo de ferramenta costumam contar com um controle muito maior do seu estoque, aumentar a produtividade e garantir maior eficiência no longo prazo.
Isso porque determinados softwares automatizam processos manuais, possibilitando a integração entre vários setores e a sincronização de dados.
Portanto, se você deseja saber quais os benefícios promovidos por esse tipo de solução, continue lendo este artigo que preparamos para você tirar todas as suas dúvidas sobre automação comercial.
Por que usar automação comercial?
Atender os clientes, controlar os níveis de estoque e recolher tributos como o IOF são só algumas das atividades de uma loja. Elas necessitam de tempo e bastante atenção, caso contrário podem ocasionar diversos prejuízos para a organização.
Por outro lado, a automação comercial reduz falhas que normalmente ocorrem na execução dos processos citados acima.
Basicamente, ela consiste em um conjunto de ferramentas e softwares que eliminam o trabalho manual e permite a integração de setores e dados.
Esse tipo de estratégia tem sido cada vez mais adotada, pois ajuda as empresas a minimizar erros e alcançar mais produtividade e eficiência. Afinal, muitos trabalhos técnicos passam a ser realizados de forma automática, como a geração de relatórios de vendas.
Nesse sentido, o uso deste tipo de recurso ainda reduz despesas e fornece mais informações bastante relevantes aos gestores do negócio, como o proprietário ou gerente de uma loja de varejo, por exemplo.
Por que as vantagens da automação comercial são interessantes para o lojista?
Com softwares que automatizam processos essenciais do negócio, o empreendedor consegue ter acesso a dados em tempo real. Dessa forma, fica mais fácil controlar seus ativos e identificar problemas.
O lojista que conta com a automação comercial não precisa realizar diversas reuniões para que os departamentos relatem os que aconteceu no mês anterior, já que tudo é visto e controlado instantaneamente.
Portanto, a empresa se torna muito mais eficiente e produtiva. Ao invés de corrigir erros frequentemente, os colaboradores podem focar em desenvolver ações e vender mais, por exemplo.
Ainda assim, as vantagens da automação comercial proporcionam um atendimento mais rápido e, consequentemente, aumentam as chances de fidelizar o cliente.
7 vantagens de utilizar um sistema de automação comercial
Separamos sete benefícios promovidos pelo uso de ferramentas de automação em uma loja de varejo.
Acompanhamento do faturamento
As lojas que possuem ferramentas e softwares como PDV e ERP conseguem automatizar diversos processos, inclusive os referentes ao fluxo de caixa. Ou seja, o gestor passa a ter um controle maior sobre o faturamento.
Dessa forma, a gestão consegue identificar se a empresa gasta mais do que recebe e agir rapidamente, por exemplo.
Além disso, uma das principais vantagens da automação comercial está em conseguir garantir a veracidade dos dados apresentados, evitando comparações de planilhas e possíveis retrabalhos.
Dashboards personalizados
Informações sobre processos, números, produtos, funcionários e diferentes ativos fazem parte do dia a dia de uma empresa e são essenciais para o seu funcionamento. No entanto, dados em excesso podem confundir e prejudicar a organização.
Contudo, outro benefício dos sistemas de gestão para varejo está na possibilidade de ter dashboards, ou seja, painéis visuais. Eles permitem organizar as informações de acordo com a necessidade da empresa.
Portanto, se o gestor quer saber qual a taxa de lucratividade diária, basta ele selecionar o relatório que mostra a diferença entre o faturamento da venda e os custos de um produto, por exemplo.
Fluxo de caixa organizado
As ferramentas de automação comercial fornecem uma visão mais completa sobre o fluxo de caixa, pois permite que ele seja integrado entre os diversos departamentos. Do mesmo modo, a maioria traz informações como:
- Valores que a empresa receberá nos próximos dias;
- Próximos pagamentos;
- Os ativos financeiros que o negócio possui;
Entre outros.
Muitos softwares ainda fornecem relatórios com base na média histórica, e projeto quanto será vendido ou comprado nos próximos dias, semanas e meses.
Dessa forma, o gestor consegue ver quanto de dinheiro sai e entra na empresa, e pode se antecipar para corrigir problemas ou até mesmo intensificar ações para melhorar as vendas.
Vantagem da automação comercial no atendimento ao cliente
Os sistemas de gestão para varejo possibilitam ainda registrar informações sobre cada cliente, como hábitos de consumo, preferências, entre outros. Com esses dados, a equipe de vendas consegue realizar um atendimento certeiro.
Além disso, as vantagens da automação comercial podem ser aplicadas para agilizar o atendimento. Com softwares específicos, os garçons conseguem enviar os pedidos para a cozinha ainda na mesa do cliente. Isso evita pratos errados, prejuízos e a insatisfação do consumidor.
Em um mercado, o cliente pode solicitar a ajuda de um colaborador ou ainda verificar o preço ou se há estoque de determinado produto em terminais de consulta, por exemplo.
Nesse sentido, sua empresa só tem a ganhar ao utilizar ferramentas que automatizam processos e tarefas manuais, independente do seu segmento.
Pós venda integrado
Você já deve ter ouvido que vale mais ter um cliente fidelizado do que cinco novos. isso porque aquela pessoa que já conhece os seus produtos e atendimento tem mais chances de realizar uma nova compra do que aquela que não sabe nada sobre o seu negócio.
Por isso, trabalhar o pós-venda é uma atividade essencial no dia a dia das empresas. Ou seja, é preciso buscar manter um relacionamento com o consumidor
Entre as vantagens da automação comercial, está o fato de que essas ferramentas coletam as informações do cliente e facilitam o recolhimento de feedbacks e a solução de problemas.
Melhor controle de estoque
A gestão do estoque é determinante para o sucesso da empresa. Isso porque o excesso de produtos ou a falta deles pode comprometer seus resultados. Portanto, cada vez mais as empresas têm buscado soluções para controlar esse setor.
Com o uso de softwares de automação é possível integrar o estoque a diversos departamentos, entre eles o de vendas e financeiro. Portanto, fica mais fácil determinar o que comprar e quando comprar de acordo com o histórico de vendas e as movimentações em determinado período.
Além disso, ele permite a troca de informação entre pontos físicos e virtuais. Ou seja, evita que os clientes comprem determinado produto no site, mas que não existe no inventário da loja.
Tomada de decisão assertiva
As ferramentas e softwares contribuem para a geração de dados reais sobre qualquer setor ou aspecto de um negócio.
Com informações sobre quantidade de vendas, melhor horário ou resultados de campanhas, o gestor consegue otimizar suas ações e prever prejuízos.
Portanto, uma das vantagens da automação comercial é que ela contribui ainda para a tomada de decisão. O administrador sabe se aquele é o momento ideal não só para fazer uma promoção, como também contratar novos funcionários ou investir em uma expansão.
Quando as vantagens da automação comercial fazem mais sentido para o empreendedor
O lojista que já tem um negócio físico e que expandir sua atuação para o digital necessita de softwares de automação, principalmente para integrar os estoques do e-commerce com o físico.
Da mesma forma, quem já vende uma quantidade significativa de produtos ou que necessita de soluções para agilizar o atendimento ou aumentar a eficiência, como em um restaurante, também podem usufruir das vantagens da automação comercial.
Vale a pena contar com as vantagens da automação comercial no cotidiano?
Com certeza. Um sistema gerencial automatizado contribui para a eficiência e produtividade de qualquer tipo de loja. Portanto, a loja melhora não só sua estrutura externa, mas também como é vista pelo seu público.
Nesse sentido, ela passa a ter maiores chances de crescer e se destacar em seu mercado de atuação.
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