Relatórios Gerenciais: O que são e como podem ajudar na tomada de decisão?

Os relatórios gerenciais são ferramentas que contribuem para a gestão eficiente e focada em resultados de qualquer negócio.

Através dessa automação gerencial é possível ter uma visão clara da situação de uma empresa, do que pode ser melhorado ou ainda das oportunidades que podem ser abraçadas.

De acordo com o Sebrae, a falta de um planejamento estruturado e um controle de estoque deficiente são os erros mais comuns cometidos por empreendedores.

Agora, se você deseja saber como os relatórios gerenciais podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa, continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.

O que são os relatórios gerenciais?

São considerados relatórios gerenciais qualquer tipo de documento com dados ou indicadores e informações que permitem visualizar os resultados de uma empresa. 

Eles podem ser utilizados para avaliar a produtividade, controlar o desempenho de um departamento específico, analisar as finanças, entre outros.

Sendo assim, os relatórios gerenciais são importantes ferramentas de gestão estratégica, pois, a partir deles, é possível tomar decisões mais assertivas.

Por que os relatórios gerenciais são importantes para um negócio de varejo?

A partir desses documentos, é possível analisar a “saúde” de uma empresa. 

Ou seja, como estão sendo realizadas as operações principais, se a comunicação entre departamentos está sendo eficiente, o saldo das vendas, entre outros.

Isso permite não só encontrar pontos que precisam de melhorias ou readequação, mas ainda traçar ações e estratégias de crescimento saudável e perene.

Independente do negócio, seja uma loja de artigos de decoração ou restaurante, é fundamental acompanhar de perto os resultados. 

Sem isso, as decisões são tomadas a partir de valores e ideias subjetivas, o que pode causar prejuízos irrecuperáveis.

Como os relatórios gerenciais podem ajudar na tomada de decisão da empresa?

Por fornecer dados reais e atualizados sobre diversas aéreas de um negócio, os relatórios gerenciais ajudam na tomada de decisão e, por isso, contribuem para o crescimento da empresa.

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de diversas ferramentas de automação gerencial, está cada dia mais fácil elaborar relatórios e integrar os departamentos.

1. Ajuda a definir estratégias

A partir de relatórios completos, o gestor consegue diagnosticar toda a situação da empresa, ou seja, se ela está faturando ou não, quais os problemas enfrentados em cada departamento, como está a produtividade, entre outros.

Isso permite não só resolver os problemas pontuais, mas ainda definir as estratégias usadas para alcançar os objetivos propostos no planejamento.

Além disso, auxilia na tomada de decisões.

2. Consegue ter uma visão clara do negócio

Embora tal prática prejudique qualquer empresa, muitas ainda são gerenciadas por achismos e previsões sem solidez alguma.

Um negócio que visa crescimento e quer se manter competitivo precisa ser gerenciado de forma inteligente, a partir da análise de dados concretos. 

Portanto, os relatórios permitem ter uma visão clara do empreendimento, o que está sendo feito, quais os desafios, quais oportunidades, entre outros.

3. Possibilidade de criação de histórico

Quando a empresa passa a elaborar relatórios, fica mais fácil montar um histórico com todas as informações.

Dessa forma, se torna possível avaliar o crescimento dos setores e o impacto das ações tomadas em determinado período.

Por isso, os relatórios gerenciais devem ser guardados de maneira inteligente e em segurança, para que sejam verificados sempre que necessário.

4. Informações sempre atualizadas

Um PDV integrado ao sistema de gestão ERP permite a ligação entre todos os departamentos de uma empresa. 

Logo, todas as informações e relatórios também são, o que facilita a consulta e garante a atualização deles no sistema.

Dessa maneira, os gestores conseguem conferir dados reais e sempre atualizados, sem precisar verificar as informações com cada um dos setores da companhia.

Portanto, os relatórios ainda otimizam o tempo e os processos de trabalhos rotineiros.


Quais são os relatórios gerenciais mais importantes para uma empresa?

Embora cada departamento tenha a necessidade de um tipo de relatório, alguns são essenciais para o negócio como um todo, é o caso do:

  • Fluxo de Caixa;
  • DRE;
  • Vendas;
  • Estoque;
  • Recebíveis e contas a pagar.

1. Fluxo de Caixa

Esse relatório gerencial é fundamental para qualquer empresa. 

A partir dele, é possível analisar as entradas e saídas financeiras que ocorrem em um período específico, seja no caixa ou nas contas bancárias.

Com ele é possível verificar onde os recursos empresariais foram aplicados e qual a origem deles.

Dessa forma, esse relatório é essencial para gerenciar todos os aspectos financeiros de um negócio, decidir as melhores aplicações, bem como evitar desvios e erros.

Além disso, ele ainda permite projetar os próximos passos da empresa a curto, médio e longo prazo.

2. DRE

Outro documento importante para o sistema gerencial é o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). 

Ele serve para detalhar todos os pontos que compõem o resultado líquido, como as receitas, custos e despesas.

Dessa forma, o relatório de DRE permite não só analisar se houve lucro ou prejuízos em um determinado período, mas ainda auxiliar na avaliação de desempenho geral da empresa e a eficiência dos gestores.

Para fins legais, esse documento precisa ser feito anualmente. Entretanto, sua elaboração mensal constitui em uma importante ferramenta para fins administrativos e gerenciais.

3. Vendas

O relatório gerencial de vendas também é importante para qualquer empresa, seja ela de varejo ou não, pois permite conhecer detalhes importantes da comercialização, como:

  • Volume de vendas;
  • Produtos com melhores saídas;
  • Itens que precisam de estoque;
  • Entre outros.

Além disso, esse documento ainda possibilita classificar os clientes e conhecer mais sobre os seus gostos e necessidades.

Portanto, esse tipo de relatório também é importante para o departamento de marketing. Por meio dele, será possível traçar um perfil da persona e desenvolver ações específicas para ela.

4. Estoque

Uma gestão ineficiente do estoque pode provocar a perda de vendas, bem como mercadorias e dinheiro parado.

Assim, os relatórios gerenciais elaborados por este setor devem informar sobre as compras realizadas, os produtos disponíveis, cotações de valores juntos aos fornecedores e sobre o giro dos produtos.

Esses dados contribuem para a projeção de novas compras e auxiliam o departamento de vendas.

5. Recebíveis e contas a pagar

Os relatórios de contas a pagar e receber demonstram a situação financeira da empresa, pois permitem detalhar a quantia que irá entrar e sair do caixa em um determinado período.

Sem esse controle, a empresa pode não conseguir cumprir com suas obrigações, ou seja, pagar fornecedores, colaboradores e até mesmo o governo.

E muitas vezes isso ocorre pela falta de planejamento e não de dinheiro.

Portanto, esse tipo de documento deve ser mensalmente consultado e sempre que preciso.

Vale a pena contar com os relatórios gerenciais na empresa? 

Usar relatórios é essencial para a gestão de qualquer negócio, uma vez que eles fornecem dados reais e qualitativos sobre diversos setores da companhia.

Por isso, contar com uma solução integrada, como o STi3 Dashboard faz toda a diferença. Através dele,  você tem acesso a um conjunto de gráficos de vendas, inclusive filtrados por horas e por vendedores.

Ele também permite verificar não só as informações dos produtos, mas ainda se ele está disponível ou se atingiu o estoque mínimo.


Agora, se você deseja contar com essa automação gerencial, entre em contato com um dos consultores da STi3 Sistemas.

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