Saber como escolher um sistema de vendas é essencial para atender da melhor maneira possível às necessidades de sua empresa.
Além disso, sabendo exatamente daquilo que precisa, é possível fazer uma escolha muito mais consciente dos produtos que estão disponíveis no mercado.
Dessa maneira, ter as informações corretas é o único caminho possível para que seu negócio possa tirar o maior proveito possível das inovações em automação comercial.
Como não é simples saber como filtrar tudo que é oferecido pelas tantas empresas que existem, reunimos as melhores dicas para você saber como escolher um sistema de vendas e aplicar no seu negócio.
Confira agora e se prepare para tirar proveito dessas dicas para a sua empresa!
8 dicas sobre como escolher um sistema de vendas
Como dissemos, escolher um sistema de vendas não é uma tarefa tão fácil para quem está em busca dessa tecnologia.
A quantidade de opções disponíveis no mercado, muitas vezes, ao invés de ajudar, acaba atrapalhando e tornando ainda mais complicado o processo de escolha.
Existem diferentes tipos de sistemas, com diferentes funções e formas de funcionamento e o empresário muitas vezes não possui tempo hábil para entender tudo isso e como isso se relaciona com suas necessidades.
Por isso, reunimos oito dicas práticas para te ajudar a saber como escolher um sistema de vendas adequado para seu tipo de negócio.
Vale lembrar que essas são dicas gerais, voltadas ao comércio varejista e que pode ser preciso buscar mais informações se o seu negócio for de outro ramo.
Confira agora, sem mais atrasos, as 8 dicas que te ajudarão a escolher o melhor sistema de vendas para sua empresa!
Plataforma de gestão de clientes
Um bom sistema de vendas precisa ser integrado com diferentes setores do negócio, não se limitando apenas à gestão de vendas.
Dentre esses setores está a gestão de clientes, que está diretamente ligada ao sucesso na taxa de conversões da empresa.
É importante saber se o sistema de vendas que está sendo pesquisado possui uma boa plataforma integrada de cadastro de clientes.
Essa plataforma deve conter os principais campos para coleta de informações e cadastro dos clientes, que ajudem a melhorar o atendimento e a fidelização.
Além disso, é primordial que seja uma plataforma com boa usabilidade, democrática e acessível a toda equipe e otimizada para o dia-a-dia da empresa.
Gestão financeira integrada com outros setores
Como dissemos, ao escolher um sistema de vendas é preciso considerar seu nível de integração com os demais setores da empresa.
Um desses setores é a gestão financeira, que não deve se limitar apenas à área de vendas, mas deve associar esses valores com outras informações como estoque, despesas e fluxo de caixa.
Os sistemas com esse tipo de integração são capazes de produzir relatórios muito completos e que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para o negócio.
Controle de estoque avançado
Acabamos de falar da importância da integração entre os setores da empresa que é preciso observar ao escolher um sistema de vendas e, mais uma vez, retornamos a esse ponto.
É preciso que o sistema de vendas esteja sempre atualizado e integrado com uma boa ferramenta de controle de estoque.
Isso possibilita a automatização de processos manuais, que faz a equipe ganhar tempo e diminuir as chances de erros.
Dessa forma, a medida em que as vendas são realizadas e registradas no sistema, essa baixa é automaticamente registrada no estoque.
Isso evita problemas como a falta ou a compra em excesso de mercadorias e pode até direcionar ações de promoções e ofertas de queima de estoque.
Ter programa de cartão presente
Hoje, uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros e ao redor do mundo é o cartão.
Por isso, ao escolher um sistema de vendas, é importante observar se ele já é acompanhado por um sistema de cartão que otimiza as transações por esse meio de pagamento.
Ter plataforma de acúmulo de pontos / benefícios
Os programas de fidelidade são uma ótima forma de manter clientes e também de captar novos prospectos para seu negócio.
Muitos sistemas comerciais possuem uma plataforma que permite registrar pontos e benefícios no nome de cada cliente a fim de convertê-los em ganhos para essa pessoa.
Para que isso aconteça, no entanto, é preciso escolher um sistema de vendas que não apenas permita o registro dessas informações, mas que possibilite a etapa anterior e necessária que é o cadastro completo de clientes.
PDV otimizado
Um PDV (Ponto de Venda) otimizado significa uma plataforma integrada com um software como um ERP.
Esse tipo de plataforma é otimizada, pois permite a automação de diversos processos envolvidos na comercialização de um produto.
Ao escolher um sistema de vendas com um PDV otimizado, ações como o registro da mercadoria no caixa, lançamento no estoque e emissão de nota fiscal são feitas com um único clique, que substitui inúmeros e demorados movimentos.
Isso permite que se ofereça um atendimento mais personalizado ao cliente e que o número de vendas aumente, graças à rapidez das transações.
Segurança de dados
Por mais importante que seja escolher um sistema de vendas completamente integrado e que suporte o maior número de informações, é preciso priorizar sempre a segurança.
Ninguém deseja que informações cruciais de seus clientes e de seu negócio fiquem, de repente, disponíveis para terceiros.
Por isso, é preciso pesquisar se o sistema de vendas possui medidas de segurança de seus dados, como criptografia em diversas camadas.
Backup de informações
Outro ponto essencial de se observar ao escolher um sistema de vendas é a opção de realizar o backup das informações registradas nele e de que forma essa cópia de segurança é feita.
Uma funcionalidade que costuma estar presente e é uma maneira muito mais segura para trabalhar, é a possibilidade do sistema enviar uma cópia do backup para um espaço de armazenamento em Nuvem.
Isso porque os backup’s não ficam somente no hardware na loja, mas sim em um potente provedor, o que livra do perigo de haver a perda de um equipamento que leve junto essas informações.
Afinal, como escolher um sistema de vendas eficiente para o seu negócio?
A principal dica de como escolher um sistema de vendas eficiente se resume na necessidade de pesquisar.
O que deve ser pesquisado é, principalmente, a qualidade e quantidade de integração que esse sistema oferece com outras partes da empresa.
A STi3, por exemplo, oferece um sistema de gestão completo, que engloba não só um simples sistema de vendas, mas uma ferramenta incrível para organizar e tocar o seu negócio de maneira estratégica.
Apostar em um sistema desses é investir no crescimento sustentável de seu comércio e confiar na ajuda de uma equipe capacitada e interessada no seu sucesso.
Por isso, na hora de escolher um sistema de vendas, pense além e consiga muito mais, com qualidade e preço imbatíveis.
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