O cardápio digital se tornou uma ferramenta indispensável para os restaurantes e bares, principalmente durante a pandemia.
Além de serem uma opção mais prática para os clientes, eles evitam que as versões físicas precisem ser passadas de mão em mão, trazendo mais segurança e até mesmo modernidade para o negócio.
Porém, mesmo que muitas pessoas pensem neste formato apenas dentro do estabelecimento, existem inúmeras maneiras de utilizar o cardápio digital à favor do restaurante.
Ou seja, dentro do estabelecimento para atender o público de maneira presencial, ou durante a sua operação focada em delivery, por exemplo.
Neste conteúdo, você vai entender exatamente o que é um cardápio digital e como implantar esse método dentro do seu negócio.
Vamos lá?
O que é um cardápio digital?
Um cardápio digital é uma versão digitalizada dos menus do seu restaurante que pode ser utilizada de diferentes maneiras, se tornando mais uma alternativa ao modelo impresso que estamos acostumados a receber em restaurantes físicos no momento do pedido.
Esse modelo pode ser oferecido de diferentes maneiras como:
- QR Code;
- Por tablets;
- Aplicativos de entrega;
- Aplicativo próprio do restaurante;
- Mensageiros;
- Entre outros.
Desta forma, além de facilitar a usabilidade do cliente no momento de realizar o pedido, faz com que o processo de preparação até a entrega seja muito mais intuitivo.
Por que o seu restaurante precisa de um cardápio digital?
Com o cardápio digital, seu restaurante acaba fornecendo uma interação muito maior aos clientes, onde, além de conseguir disponibilizar todas as opções de menu, pode ser acessado de diferentes maneiras.
Esse processo, inclusive, costuma facilitar muito a usabilidade do consumidor no momento de realizar o pedido.
Por isso, além da modernidade e da facilidade, o cardápio digital é essencial para quem deseja integrar diferentes frentes do negócio em um único lugar.
Por exemplo, ter o controle de pedidos de forma simultânea do restaurante físico e do sistema de delivery utilizando o mesmo recurso de pedido.
Essa frequente disposição também atrai mais o interesse do cliente em comprar, já que ele passa a ter ciência das diferentes alternativas de atendimento.
Quais os principais tipos de cardápio digital?
Com o avanço da tecnologia, atualmente podemos contar com diferentes modelos de cardápio digital disponíveis no mercado para que você como empreendedor ou gestor escolha o melhor modelo.
Confira algumas das principais alternativas que já estão sendo utilizadas no mercado:
Cardápio digital por meio de aplicativos
O cardápio digital por meio de aplicativos é o mais comum dentre todas as outras opções, principalmente as versões de smartphone.
Um dos principais motivos por ter tomado essa versão mais popular é justamente pelo fato de que os clientes acessam o menu por meio dos seus próprios celulares.
Além de evitar o contato direto com um cardápio físico, essa alternativa faz com que você consiga utilizar o mesmo recurso em um sistema de delivery, por exemplo.
Cardápio em tablet
Essa versão é usada da mesma forma que os cardápios físicos. Porém, com essa opção, é possível disponibilizar interações mais detalhadas e precisas sobre os pratos, onde a disponibilização de fotos e vídeos chamam cada vez mais a atenção.
Geralmente, os restaurantes deixam um tablet em cada uma das mesas, sempre à disposição dos clientes para que possam acessar sempre que necessário.
Cardápio digital integrado com o sistema do restaurante
Neste caso, os clientes têm acesso ao cardápio digital do restaurante por meio do sistema do próprio estabelecimento.
Essa versão é muito utilizada por locais que trabalham com delivery, ou seja, quando as pessoas fazem o pedido pelo site. Com um ERP especializado, por exemplo, a função dessas duas frentes se torna muito mais prática e eficiente.
Board Menu
O Board Menu é um tipo de cardápio digital que é mais parecido com um tradicional. Isso porque ele fica preso na parede do local, mostrando todas as opções do restaurante.
Geralmente, esse modelo é frequentemente visto em fast foods, onde o pedido é feito de forma mais rápida para organizar filas e otimizar o atendimento.
WhatsApp com cardápio digital
Por último, temos o formato de cardápio digital pelo WhatsApp. Ele é acessado diretamente pelo aplicativo Entretanto, para que o negócio consiga ter acesso a este recurso, é necessário que o número de telefone esteja vinculado ao WhatsApp Business.
Na maioria dos casos, ele é mais usado quando o local oferece a opção de delivery para seus clientes.
Muitos comércios já trabalham com os menus interativos, onde o consumidor faz o seu cadastro, realiza o seu pedido e ainda faz o seu pagamento por meio de um mesmo sistema.
Vantagens do cardápio digital
Existem diversas vantagens disponibilizadas aos restaurantes que decidem utilizar o cardápio digital.
Se você ainda tem dúvidas se deve ou não implementar essa ideia em seu estabelecimento, então não pode deixar de conferir os tópicos a seguir:
Praticidade ao anotar os pedidos
Atualmente, muitos dos cardápios digitais oferecem a opção do próprio cliente realizar o seu pedido sem precisar pedir para um atendente, como mencionamos anteriormente.
Dessa forma, todas as solicitações são enviadas diretamente para a cozinha do local, garantindo a rapidez no preparo dos pratos, além de reduzir ao máximo possíveis erros de interpretação do pedido, motivo para desagrado de muitos clientes.
Autonomia para os consumidores
Os locais que utilizam esta versão de cardápio oferecem uma autonomia muito maior aos seus clientes no momento de ver o menu.
Isso porque as pessoas terão a liberdade para olhar as opções quantas vezes forem necessárias, já que os cardápios sempre estarão à mão dos consumidores.
Também podemos mencionar as diferentes plataformas para realizar o pedido, seja ele pessoalmente ou por delivery, garantindo ainda mais liberdade neste aspecto.
Agilidade de atendimento
Ter um cardápio digital em seu estabelecimento permite que os clientes não precisem chamar o garçom a todo o momento, garantindo a agilidade no atendimento.
Mesmo em locais maiores, é comum que as pessoas precisem esperar alguns minutos para serem atendidas, um problema que é eliminado com a nova versão de menu.
Trazendo esse processo para as entregas à domicílio, ter diferentes alternativas garante que você consiga atender o público do seu restaurante na plataforma que se sinta mais confortável. Seja no aplicativo de pedidos próprio, em parceiros como iFood ou até mesmo por telefone, se este utilizar o cardápio do seu site.
Todas as informações na palma da mão
A facilidade de o cliente ter todas as informações do restaurante e dos seus pratos na palma da sua mão também é um ótimo benefício.
Dessa forma o consumidor se sente mais seguro daquilo que está sendo servido, pois ele terá um fácil e rápido acesso a tudo o que deseja.
Vale a pena contar com o cardápio digital no seu restaurante?
Se você, empreendedor, pretende modernizar seu restaurante e oferecer um atendimento digital e interativo, investir no cardápio digital é uma excelente alternativa em todos os aspectos.
Afinal, você e seu cliente acabam saindo no lucro, seja em atendimento, satisfação com o negócio ou em relação à produção da refeição mais organizada.
Além de tudo isso, devemos ressaltar que essa versão é muito mais segura para o momento em que vivemos, pois evitamos ao máximo o contato entre as pessoas.
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